NOTÍCIAS

Na Sessão Plenária, parlamentares fazem críticas à Segurança Pública e repercutem ações de seus mandatos

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

08.fev.2022 14:25h
img
Foto: Divulgação Dicom

Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (8), os parlamentares debateram sobre Segurança Pública e o retorno presencial das aulas nas escolas públicas.

O deputado Dermilson Chagas (sem partido) criticou o Plano de Segurança Pública do Governo do Amazonas, cobrando uma postura mais enérgica do governador Wilson Lima (PSC). “A população só vê a criminalidade aumentar. O governador precisa tomar uma posição, ter uma postura em relação a isso e precisamos alertar o governador porque ele não está presenciando o que está acontecendo. Já no primeiro mês do ano, uma quantidade alarmante de roubos e assaltos”, afirmou.

Em aparte, Wilker Barreto (sem partido) concordou com o colega parlamentar, dizendo que a sensação de insegurança tira o sono da população, que, na opinião dele, já virou refém da bandidagem. “Sei que é difícil a esta altura do campeonato, mas o governador tem de puxar a rédea, se impor”, declarou.

 

Aulas presenciais

Já a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) falou sobre o retorno presencial às salas de aula nas escolas, orientando os pais para que procurem o médico dos filhos para esclarecer dúvidas relacionadas à imunização e o retorno às aulas presenciais.

“Existe a responsabilidade dos pais sobre a vacinação de seus filhos com idade a partir de cinco anos, mas também uma grande preocupação de muitos pais sobre a vacinação. Por isso, quero colocar minha opinião sobre importância de vacinar as crianças e aqueles pais que têm alguma dúvida, que procurem seus médicos pediatras para esclarecerem as dúvidas. É necessário vacinar, sim, e sabemos, com certeza, que, se já não temos tantas mortes nem tantas internações, com certeza é por causa da vacina que está dando resultado”, destacou.

Também falando sobre o tema da Covid-19, o deputado Wilker Barreto relembrou os mortos durante a crise do oxigênio, em janeiro do ano passado, no Amazonas, e lamentou a falta de preparo do governo para a terceira onda, apontando que, após a segunda, não se preparou; não equipou; não preveniu a rede pública de saúde e ainda permitiu a realização de grandes eventos.

Por sua vez, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) repercutiu uma visita nas obras de revitalização da Ponte Phelipe Daou , com iluminação e asfalto, além de uma visita à Escola Estadual Rosina Ferreira, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus.

Em seu pronunciamento, o deputado Adjuto Afonso (PDT) propôs uma Audiência Pública para tratar sobre a suspensão dos voos regulares, no Amazonas, da empresa Passaredo que comprou a MAP. “Esta Casa tem a obrigação de apurar o porquê desta suspensão que deixou a população do interior a ver navios”, justificou.

Em Comunicado de Liderança, Fausto Junior (MDB) propôs Moção de Apoio ao desembargador Yedo Simões, que viralizou nas redes sociais ao derrubar um cenário de biblioteca durante uma videoconferência, quando empurrou a cadeira na qual estava sentado. Alguns deputados se manifestaram a favor da moção, destacando o preparo intelectual do desembargador e seu conhecimento jurídico.

Encerrando a Sessão Plenária, uma Cessão de tempo de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL) coroou simbolicamente a adolescente Clara Letícia Souza Menezes, vencedora do Miss Brasil Oficial Infanto. Na oportunidade, a deputada destacou que a ideia de coroar simbolicamente a pequena miss é também uma maneira de mostrar que o parlamento valoriza as diversas atividades.