NOTÍCIAS

Parlamento Jovem 2022 da Assembleia Legislativa termina o mês com 16 jovens eleitos

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

29.abr.2022 13:18h
img
Foto: Edmar Perrone

O programa Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, elegeu oito deputados jovens e seus suplentes, durante esta semana, nas escolas estaduais participantes. A perspectiva é que os próximos estudantes sejam eleitos nas próximas semanas nas escolas estaduais participantes do programa, até completar 24 deputados e deputadas jovens, além dos seus respectivos 24 suplentes.

Pela Escola Estadual Maria do Céu Vaz D’Oliveira, do bairro Planalto, foram eleitos pelos próprios colegas, na sexta-feira (8), a estudante Juliana Soares Bastos como deputada jovem e Gustavo Reis Silva dos Santos como seu suplente. Em seguida foi a vez da Escola Estadual Milburges Bezerra de Araújo, cujos alunos elegeram deputado jovem Henrique Macêdo Pereira e Maicon Anderson Pereira Chaves, como suplente.

Taís da Silva Costa e Géssica Rodrigues de Oliveira foram eleitas deputada jovem e suplente, respectivamente, pela Escola Professor Antônio Maurity Monteiro Coelho. Já pela Escola Ernesto Penafort foi eleita a estudante Rosivane Bastos Ribeiro como jovem parlamentar e Mateus José de Souza Duarte, como deputado suplente.

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) Espaço de Cidadania participou com a eleição de duas alunas, Anne Yousebecca Louis e Ludmyla de Oliveira Franco, como deputada jovem e suplente, respectivamente.

A Escola Marcantonio Vilaça I, do bairro Cidade Nova, elegeu na última quarta-feira (27), as alunas Camily Nicoly Oliveira de Oliveira e Maria Fernanda Rodrigues Vieira como jovens parlamentares. Já o Centro de Ensino de Tempo Integral Zilda Arns terá como representantes Luiz Fernando Lima da Silva como deputado jovem e Letícia Rosa Cabral sua suplente. Por fim, a Escola Sant’Ana, de Petrópolis, apresentou como seus representantes os estudantes Maria Eduarda Florentino de Barros Padilha e João Lucas Ortiagas Andrade, eleitos deputada jovem e suplente, respectivamente.

As próximas etapas do Parlamento Jovem incluem palestras e a posterior votação dos representantes escolares no programa. “Na segunda-feira (2), será a vez da Escola Cecília Ferreira da Silva, do bairro Jorge Teixeira, sendo a nona escola participante. Terça-feira (3), a décima eleição do Parlamento Jovem será realizada na Escola Francisco das Chagas de Souza, no Centro”, informa a coordenadora do programa, professora Cassandra Cerejo.

A partir da outra segunda-feira (9), o Parlamento Jovem seguirá para o interior, visitando Presidente Figueiredo (117 km em linha reta de Manaus), depois Iranduba (27 km), Parintins (369 km) e Manacapuru (68 km).

O Parlamento Jovem permite aos alunos de escolas públicas a experiência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato, experimentando a rotina de um parlamentar estadual e tendo os próprios parlamentares estaduais como seus mentores.

Durante a jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, o Parlamento Jovem aproxima diversos estudantes de culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais diferentes. Dessa forma, propicia uma vivência real de inclusão e respeito à diversidade, além de oferecer palestras sobre temas como Cidadania e conceitos de Ciência Política, comuns no Poder Legislativo. Ao final do programa, após debates entre si, todos os deputados e deputadas jovens apresentam um Projeto de Lei (PL) e o melhor deles pode vir a tornar-se Lei.