NOTÍCIAS

PL de deputado Roberto Cidade pede prioridade no atendimento aos doadores de sangue raro, no Amazonas

Por Assessoria

19.ago.2021 12:46h
img
Foto: Evandro Seixas

Doadores de sangue raros poderão ter prioridade no atendimento junto à Fundação Hospitalar de Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). A proposta consta no Projeto de Lei (PL) nº 383/2021, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV).

“Atualmente, tanto doadores convocados pelo banco de sangue quanto os doadores convencionais enfrentam a mesma fila de espera até que chegue sua vez de doar. Mas, esses doadores de sangue raro ou fenotipados são convocados para transfusões urgentes e, por isso, precisam ser prioridades no atendimento. O objetivo não é privilegiar um em contraposição a outro, mas sim garantir a vida do cidadão, porque, na saúde, um minuto faz a diferença”, justificou Roberto Cidade.

O parlamentar destacou que a doação será destinada aos pacientes cujas características sanguíneas foram previamente estudadas e comparadas com os dados de doadores.

“Há dois tipos de doadores considerados especiais, objetos desta propositura: os chamados ‘doadores fenotipados’ e os doadores de sangue ‘raro’. Com esse PL queremos criar condições para que o sangue raro ou específico (fenotipado) chegue o mais rápido possível ao paciente que necessita de transfusão ou que garanta estoque de reserva para possíveis emergências durante cirurgias”, pontuou Roberto Cidade.