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Praça do Consumidor em Itacoatiara registra 90% de resolutividade nos atendimentos

Por Assessoria

06.ago.2021 18:35h
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Foto: Mauro Smith

Com a participação da concessionária Amazonas Energia e órgãos reguladores, a Praça do Consumidor Edição Itacoatiara registrou 90% de resolutividade do total de atendimentos realizados na sexta-feira (06), no município. Promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam), a ação ofertou serviços de registro de reclamações relacionadas a questões consumeristas, emissão de 2 via da carteira de identidade cadastro tarifa social entre outros.

Dos 250 atendimentos realizados, 225 foram resolvidos na hora, por meio de conciliação com as empresas reclamadas, assegurando um alto índice de resolutividade e eficácia na solução de problemas referentes a consumo.
A ação contou com a participação de representantes da Amazonas Energia, equipes da CDC/Aleam, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

Para o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos), o alto número de resolutividade se deve à participação de representantes de concessionárias e de órgãos reguladores na ação. “O atendimento presencial e a linha direta com as prestadoras de serviços têm garantido um alto índice de resolutividade durante a ação, fazendo com que muitas pessoas saiam das nossas ações com o problema resolvido. Seja uma revisão de conta, um parcelamento de dívida e até mesmo uma conciliação com o prestador de serviço, o fato é que o consumidor é o maior beneficiado com a resolução imediata e eficaz do problema”, ressaltou o parlamentar.

Esse é o caso da merendeira, Ana Claudia Monteiro que conseguiu, por intermédio da Praça do Consumidor, negociar uma dívida junto a Amazonas Energia. Como muitos consumidores, durante a Pandemia Ana enfrentou problemas financeiros, e acumulou por meses contas de energia que gerou um débito de R$ 5 mil.

“Estou muito satisfeita com o atendimento da Praça do Consumidor.Fechei um acordo com desconto de 50% , além de parcelas que cabe no meu bolso para que eu possa quitar a dívida”, afirmou Ana.
Projetos

Desce o início da pandemia as ações da Praça do Consumidor estavam suspensas, mas com a retomada gradual das atividades no Amazonas a CDC/Aleam também tem intensificado seu trabalhos, com o retorno da Praça do Consumidor com ofertas de vários serviços e atendimentos consumerista e social. Já as edições do Balcão do Consumidor têm sido realizadas desde o mês de julho, levando serviços e atendimento ao consumidor e orientação jurídica aos bairros e comunidades de Manaus. Os projetos da CDC/Aleam foi idealizado para atender a demanda dos consumidores e aproximar os serviços do poder legislativo a população . Durante a ação, são seguidas as recomendações sanitárias de higiene como a exigência do uso da máscara, o distanciamento social e o uso de álcool em gel.