NOTÍCIAS

Prefeito de Benjamin Constant recebe Medalha Ruy Araújo pelo projeto “Nas Ondas do Conhecimento”

Por Dayson Valente

04.dez.2021 8:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wilker Barreto concedeu nesta sexta-feira, 03, a Medalha Ruy Araújo ao prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy (MDB), pelo desenvolvimento do projeto ‘Nas Ondas do Conhecimento’, responsável pela aprendizagem de mais de 10 mil estudantes da zona urbana e rural do município, distante 1.119 quilômetros de Manaus. As aulas remotas alcançam alunos da rede municipal por meio das ondas do rádio, beneficiando estudantes da Capital Cultural do Alto Solimões.

Criado em 2020, o projeto é uma iniciativa do prefeito David Bemerguy, e é disseminado à Educação Infantil, Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, em 62 comunidades indígenas e não indígenas da zona rural da cidade. Todo o projeto está sendo desenvolvido na Língua Portuguesa e Tikuna, já que 45% dos alunos pertencem à etnia, vencendo o grave problema de telefonia no município.

“Agradeço a Deus por esta oportunidade de reconhecimento, de governar o município de Benjamin Constant, e estendo este agradecimento ao deputado Wilker Barreto e o coautor Belarmino Lins, assim como a todo o meu staff no município, como secretário, técnicos, servidores, pois é através deles que alcançamos o êxito na gestão pública. Eu fiz a proposta deste projeto para a secretária municipal de Educação, Dra. Antônia Rodrigues, para levar a educação às áreas mais distante. Tivemos perdas imensuráveis na pandemia, e nosso desejo era amenizar isso, e a internet ainda é uma utopia para nós. Através do rádio, nosso desejo era erradicar o analfabetismo em Benjamin com o projeto”, destacou o prefeito.

Para Wilker Barreto, durante a pandemia, os gestores e suas equipes puderam demonstrar sua capacidade de gerir a coisa pública. Neste sentido, Benjamin Constant não decepcionou. “Esse projeto, inclusive, em minha opinião, caberia como espelho à Seduc, sendo modelo de implantação da parte pedagógica. Quero parabenizar a equipe responsável pelo projeto e os feitos administrativos de Benjamin Constant, que é o município que mais vacinou, o que já renderia outras homenagens”, afirmou Wilker, ao informar que vai apresentar um projeto de resolução para reconhecimento de feitos administrativos para a Aleam homenagear.

A secretária municipal de Educação de Benjamim Constant, Antônia Rodrigues da Silva, destacou que o objetivo do projeto é chegar aos lugares mais longínquos. “Esta é uma justa homenagem ao prefeito David, pois ele ofereceu todas as condições para desenvolver o projeto, um gestor visionário, que tem competência técnica e humana. Ao deputado Wilker, quero agradecer o reconhecimento, pois isso nos dá mais motivação. O reconhecimento é um elemento importante para continuar o trabalho, assim como a educação é a ferramenta para um futuro melhor. Nós não queremos um projeto faz de contas, mas que chegue a todos, não deixe ninguém para trás. A educação precisa ser inclusiva, então, naquele momento crucial que vivíamos da pandemia, era necessário chegar a todos”, frisou.

Na ocasião, o coautor da matéria, deputado Belarmino Lins (PP) presidiu a solenidade.

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351