NOTÍCIAS

Professor José Cyrino é homenageado na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

19.out.2021 17:49h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O professor, advogado e poeta José Dantas Cyrino Júnior foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, nesta terça-feira, 19.

Autor da propositura, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) disse que Cyrino Júnior teve uma vida dedicada totalmente à Educação.

“O meu homenageado é o professor José Dantas Cyrino Júnior. Ele tem a sua vida ligada inteiramente à Educação. Professor da UFAM, professor da UEA, foi secretário de Educação com muita competência, muita lucidez na época em que fui prefeito. Trouxe para a educação municipal ideias que ficaram consagradas ao longo do tempo, como foi o caso do Prosede (Processo de Seleção de Diretores), que acabou com as indicações políticas numa área em que não pode ter política. Ele atuou também na Fapeam com tranquilidade e com muita competência em todos os cargos por onde passou”, disse Serafim.

O homenageado possui 41 anos de magistério, tendo atuado como professor desde o ensino fundamental até a Universidade.

“Eu me senti muito honrado ao saber que iria receber esta comenda da Assembleia, mas honrado e agradecido fiquei ao saber se fui indicado pelo deputado Serafim Corrêa. Trabalhamos juntos na prefeitura, tivemos uma relação acadêmica na universidade como professor e aluno. É uma honra e alegra qualquer pessoa receber uma comenda de um coração e um caráter como do Serafim Corrêa. Essa homenagem faz bem para quem passou 41 anos dedicados ao magistério. Minha profissão de advogado foi muito episódica, como faço ainda hoje, mas a sala de aula que foi a minha grande paixão, passou dos 40 anos”, disse Ciryno Júnior.

A esposa do homenageado, Estela Cyrino, afirmou que a comenda é de grande valia pelo trabalho desenvolvido por Cyrino na Educação.

“Esta homenagem é de grande valia pela trajetória que Cyrino desenvolve em prol da Educação do nosso estado. Faço parte do mundo da Educação e entendo a importância da formação de tantos profissionais que receberam a luz do conhecimento pelas mãos do professor Cyrino”, parabenizou.

 

Currículo

 

O professor Cyrino Júnior Possui larga experiência na administração pública nas três esferas federal, estadual e municipal.

Na esfera federal foi diretor executivo da UFAM; Diretor da Faculdade de Educação -FACED; Coordenador do Curso de Pedagogia;Coordenador-Geral da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares; Membro dos ConselhosSuperiores da UFAM, Conselho Universitário, de Ensino ePesquisa e de Administração; Coordenador da Comissão deReformulação dos Cursos de Pedagogia na década de 80.Fora da UFAM, mas ainda no âmbito federal foi Coordenador noAmazonas, do Vestibular para o Curso de Preparação à Carreirade Diplomata, do Instituto Rio Branco, do Ministério dasRelações Exteriores, no Amazonas.

Na esfera estadual foi um dos membros da equipe de fundação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Foi Diretor da Escola Normal Superior, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e Vice-Reitor da UEA;

Na esfera municipal foi secretário de Educação e Cultura do Município de

Manaus; presidente do Conselho de Políticas Culturais do Município de Manaus; presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) no Amazonas e Assessor da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, tendo sido membro da equipe de criação da Escola de Saúde Pública de Manaus – ESAP.

Foi advogado privado em escritório próprio de advocacia; foi professor de Direito na Universidade UNINORTE, à época Faculdades Objetivo, e ainda na UNIP; Atualmente é Assessor Jurídico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).