NOTÍCIAS

Projeto de Lei de Felipe Souza quer identificar pessoas com deficiência não visível

Por Assessoria de Comunicação

31.ago.2022 11:43h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Tramita da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) n o 335/2021 de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), que prevê o uso do cordão com desenhos de girassóis, como indicativo de deficiência não visível externamente. O objetivo é padronizar a utilização do cordão para alertar a todos sobre a existência desse tipo de deficiência.

Não são raras as notícias que pessoas com deficiência são hostilizadas ao tentar usufruir de seus direitos, apenas porque não foram reconhecidas, inicialmente, como pessoa com deficiência. Isso ocorre, geralmente, no caso de deficiências que não se manifestam visivelmente, como pessoas com deficiência mental, cardiopatas, usuários de próteses e/ou surdos.

Felipe Souza ressalta que nem toda deficiência é visível, mas não significa que não exista. “Precisamos ter em mente que, embora não haja nada em sua aparência que indique, essas pessoas podem precisar de auxílio em algumas situações. Muitas vezes elas deixam de usufruir de seus direitos por se sentirem julgadas ou criticadas.”, disse o parlamentar.

Se aprovado, o PL seguirá para sanção governamental.