NOTÍCIAS

Projeto de Roberto Cidade quer criar o ‘Março Azul Marinho’ de conscientização ao câncer colorretal

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.mar.2022 16:11h
img
Foto: Joel Arthus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou, nesta semana,  Projeto de Lei (PL) que visa criar o ‘Março Azul Marinho’, mês destinado à conscientização e prevenção ao câncer colorretal no Estado.

De acordo com a propositura, o foco é ampliar a divulgação de informações a respeito do assunto e, também, os exames que podem promover o diagnóstico precoce, já que esse tipo de tumor se destaca pelo elevado índice de cura quando descoberto em fase inicial.

O deputado lembra que a campanha “Março Azul Marinho” já acontece em nível nacional, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e precisa ser promovida nos estados.

“O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil e atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Ou seja, é preciso divulgar as causas e principalmente a maneira de se diagnosticar a doença para que sejam reduzidos os índices de óbito. Esse projeto tem esse objetivo”, explicou.

O câncer

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. É o terceiro tipo de câncer mais frequente tanto em homens como em mulheres. Os sintomas costumam surgir em estágios avançados da doença, por isso, a detecção precoce nem sempre é possível.