NOTÍCIAS

Questões da área da Saúde são destaques da Aleam, nesta terça-feira (11)

Por Diretoria de Comunicação

11.mai.2021 19:18h
img
Foto: Dircom

A necessidade de aceleração no processo de imunização contra a Covid-19 e a situação do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER) foram destaques nos debates da Sessão Plenária, desta terça-feira (11), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado Serafim Corrêa (PSB) falou sobre o temor com o possível aumento do número de vítimas da Covid-19, em razão do ritmo “lento” do processo de vacinação no Amazonas. Corrêa apresentou comparativos dos números de mortes.

Segundo os quadros, o Amazonas apresenta 2.980 mortes por milhão de habitantes, número similar ao da Hungria. “Nós, que somos um Estado, estamos com o mesmo índice da Hungria, que é um país”, comparou.

O socialista chamou atenção ao fato de que as medidas de flexibilização das regras sanitárias e a falta de conscientização da população, gerando aglomerações e abandonando uso de máscaras, por exemplo, podem levar ao aumento de infectados e mortes.

A média brasileira é de 1.911 mortes, por milhão de habitantes, segundo o parlamentar, que cobrou do Governo Federal tratamento diferenciado, com envio de mais vacinas e insumos. “O único caminho que temos é a vacina, e ela ainda não está disponível para todos”, lamentou.

O deputado Wilker Barreto (Podemos), em aparte, ratificou as palavras de Corrêa e afirmou que a falta de ação dos governantes contribuiu para o aumento do número de mortes.

Barreto criticou a “situação de abandono” do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, localizado no bairro Chapada, Zona Centro Sul de Manaus, responsável pelo atendimento de pacientes com transtornos mentais.

A situação é tão precária, segundo o deputado, que o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Amazonas (MPAM) estão cobrando na Justiça que o Poder Executivo ofereça melhores condições de tratamento e internação aos pacientes atendidos na Instituição. “O que se vê são condições desumanas, com estruturas praticamente abandonadas”, declarou.

O parlamentar lembrou que em 2020 solicitou, por meio do Requerimento 3.218/2020, que o titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES AM) e representantes do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro fossem convidados para uma reunião na Comissão de Saúde da Casa para tratar de alternativas e melhorias ao centro psiquiátrico.

Cessão de Tempo

Durante a Sessão Plenária foram realizadas duas Cessões de Tempo. A primeira, de iniciativa do deputado Álvaro Campelo (Progressistas), com a participação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André Pinto Silva, tratou da importância dos profissionais de enfermagem para a saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19

O Dia Mundial do Enfermeiro, que é celebrado no dia 12 de maio, é uma data marcada por vários eventos que compõem a Semana de Valorização da Enfermagem. “É um momento de reflexão sobre o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão na linha de frente dos atendimentos de saúde”, disse Sandro André Pinto Silva. Ele lembrou que 100 profissionais do Estado perderam a vida em razão da Covid-19.

“São 52 mil profissionais no Amazonas aguardando reconhecimento, como a conquista de um piso salarial e os salários pagos em dia”, finalizou.

Pessoas com deficiência

Em seguida foi realizada uma Cessão de Tempo, solicitada pelo deputado Wilker Barreto (Podemos), para que o vice-presidente da Associação de Surdos de Manaus (Asman), Caio Felipe Teles de Souza, discorresse sobre a necessidade de políticas públicas voltadas aos cidadãos com deficiência, e sobre a reivindicação para construção de uma escola pública especializada na educação de surdos.

Caio Felipe cobrou a construção da Escola Estadual Augusto Carneiro, localizada no Centro de Manaus, que deveria atender os alunos com esse tipo de deficiência. “Precisamos de ajuda, pedimos que a Aleam nos ajude a conseguir esse pleito, porque acreditamos que a educação contribui para o combate ao preconceito” afirmou.