NOTÍCIAS

Roberto Cidade encerra programação do Mês da Mulher na Aleam com sessão especial

Por Assessoria de Comunicação

31.mar.2022 16:51h
img
Foto: Joel Arthus

O deputado estadual Roberto Cidade presidiu, nesta quinta-feira, 31/3, a sessão especial que encerrou a programação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelo Mês da Mulher. O evento, de autoria do próprio Cidade, marca a série de iniciativas promovidas pela Aleam com o intuito de valorizar e ressaltar a importância da mulher na sociedade.

“Esta é uma homenagem da Assembleia Legislativa, dos 24 deputados estaduais. Aqui nós sempre respeitamos muito as mulheres, já apresentei várias leis em defesa da mulher. Vocês, mulheres, representam 52% da população amazonense, vocês têm representação maior que a masculina. faço votos para que vocês continuem crescendo tanto na vida pública quanto nas outras esferas. Torço para que tenhamos cada vez mais mulheres no parlamento”, declarou, lembrando que nunca houve uma Aleam tão feminina.

O parlamentar lembrou das leis de sua autoria, como a de no 5.247/2020, que dispõe sobre a divulgação do crime de importunação sexual nos transportes públicos e da Lei no 5.332/2020 que dispõe sobre o atendimento por policiais mulheres nas delegacias de polícia do estado às mulheres vítimas de violência.

Roberto Cidade também é autor da Lei no 5.492/2021, que institui, no Calendário Oficial do Estado do Amazonas, o Dia da Mulher Indígena, comemorado em 5 de setembro; da Lei no 5.509/2021 que cria o Selo Mulheres Seguras – Local Protegido e da Lei no 5.532/2021, que institui diretrizes gerais de cooperação e o sinal vermelho no âmbito do Estado do Amazonas, visando ao combate e à prevenção à violência contra a mulher.

“O ideal seria que não fosse mais necessário que continuássemos a criar leis para garantir que a mulher seja e esteja protegida onde estiver. No entanto, como infelizmente isso ainda não é a nossa realidade, coloco meu mandato à disposição da sociedade para que possamos continuar construindo leis e outros mecanismos que possam servir como acolhimento, segurança e amparo à mulher”, afirmou.

Durante todo o mês de março, a Aleam realizou uma série de iniciativas com o intuito de valorizar a mulher. Dentre elas, destacam-se a exposição fotográfica que retratou servidoras da Assembleia;  a sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher; os webnários realizados na Escola do Legislativo e a iluminação da fachada do prédio da casa com a cor lilás, em um simbolismo que chama atenção para a importância dos exames preventivos da mulher.