NOTÍCIAS

Roberto Cidade propõe debate sobre regulamentação do garimpo no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

30.nov.2021 15:17h
img
Foto: Evandro Seixas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), propôs, durante a Sessão Plenária desta terça-feira (30), que a Casa se una e dê início aos debates para regulamentar a exploração de minério no Amazonas. O tema voltou à tona após centenas de balsas atracadas no Rio Madeira serem destruídas pela Polícia Federal, no início desta semana.

O parlamentar lembrou que o assunto é de competência federal, mas a Assembleia precisa cobrar celeridade e ser protagonista no processo. Cidade informou que irá marcar uma Audiência Pública para ouvir os setores envolvidos e destacou que a atividade é uma realidade há anos no interior do Amazonas, sendo, inclusive, parte importante da economia dos municípios.

“Entendo que os garimpeiros estavam ali de forma ilegal e respeito a decisão da Justiça, mas acredito que precisamos encontrar outros meios de tratar a situação. Como todos viram, as balsas dos garimpeiros foram incendiadas. Havia mais de cinco mil amazonenses trabalhando de forma ilegal na região, porém a gente sabe o quanto a população está precisando de emprego e passando fome”, disse.

“Eles (garimpeiros) sabiam que estavam ilegais, mas muitos não têm outra fonte de renda. Sou a favor de que haja a exploração de forma legal, sem agredir o meio ambiente”, concluiu.

Roberto Cidade parabenizou, também, os prefeitos de Humaitá (distante 590 km de Manaus em linha reta), Dedei Lobo (PSC), de Manicoré (332 km) Lúcio Flávio (PSD) e de Novo Aripuanã (227 km), Jocione Souza (PSDB), que deram suporte aos garimpeiros que tiveram os barcos destruídos, lembrando que os três iriam em comitiva à Brasília em busca de soluções.

 

Regulamentação

Em aparte ao discurso de Cidade, o deputado Tony Medeiros (PSD), afirmou que o debate sobre o tema é importante e destacou que a regulamentação da exploração de minério é essencial.

“Com isso, nós acabamos com a irregularidade e promoveremos capacitação, que acabará com os problemas ambientais”, afirmou.