NOTÍCIAS

Sessão destacou início do pagamento de auxílio aos atletas e visita de Secretário de Segurança

Por Diretoria de Comunicação

14.jul.2021 14:13h
img
Foto: Dircom

Na manhã desta quarta-feira (14), os assuntos de destaque na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram o início do pagamento do Auxílio Emergencial Estadual aos atletas amazonense e as declarações do secretário estadual de Segurança em reunião na Casa Legislativa.

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) falou sobre o início do pagamento do auxílio estadual aos atletas amazonenses, uma proposta dele, em conjunto com o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), e aprovado em abril deste ano pela Assembleia. “Pude perceber a alegria dos atletas ontem, na Arena da Amazônia, e conversando com alguns percebi o quanto esse auxílio será útil também para a aquisição de quimonos ou outros materiais esportivos necessários para a prática desportiva deles”, afirmou.

Na oportunidade, João Luiz também repercutiu reunião com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, relator da tecnologia 5G no país e que, segundo o deputado, ficou impressionado com o serviço precário prestado pelas operadoras no Amazonas.

Tratando sobre alternativas econômicas e energéticas para o estado, o deputado Sinésio Campos (PT) relacionou a diminuição da queima de madeira com o uso do gás natural no polo de cerâmica do interior. “A Comissão que presido, de Gás Energia e Recursos Hídricos, esteve presente em uma importante reunião e em breve teremos do outro lado do rio uma indústria de porcelanato, cerâmica e azulejos, que vai agregar mais valor. Agora, a Cigás vai vender o gás para o polo cerâmico e finalmente podemos expandir a  atuação econômica para além da produção de celulares e produtos eletrônicos. Por isso, demos um salto de qualidade na economia e sem nenhum dano a  biodiversidade com o uso do gás natural”, anunciou Sinésio.

Os deputados Dermilson Chagas (sem partido) e Wilker Barreto (sem partido) repercutiram a visita do Secretário Estadual de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, à Assembleia, por conta de requerimento de autoria de Dermilson. “Ele nos falou que não tem guarnição, não tem armas, não tem viaturas de polícia e nem um projeto. Disse que o Ministério Público nunca fez auditoria do guardião, na gestão do governador Wilson Lima (PSC). Porém, quando perguntado sobre as ações para conter o terror nas ruas naquele fim de semana de junho, o secretário disse ter botado todo o efetivo nas ruas. Mas, como colocou nove mil homens nas ruas sem viaturas e sem armas? Qual a segurança que temos no nosso Estado? De que forma se combate o crime”, questionou.

Comentando o assunto, Wilker Barreto falou sobre a necessidade de cobrança de providências ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) sobre a possibilidade de grampo telefônico nos telefones dos deputados da oposição.

Felipe Souza destacou sobre a necessidade de reforma do Centro Desportivo da Compensa, conhecido como CDC da Compensa, localizado na Zona Oeste de Manaus.

Em seu pronunciamento, deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) lamentou o mau uso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em Tabatinga (distante 1.106 km de Manaus em linha reta), que resultou no afastamento do prefeito Saul Bemerguy (MDB), por 90 dias. O socialista disse que o Fundeb é um instrumento importante e positivo para a educação das crianças e adolescentes, sobretudo para manutenção e desenvolvimento do ensino e tudo isso é lamentável.

“Entendo que a maneira mais eficaz de combater o mau uso do Fundeb é a transparência, por isso acredito que o Governo Federal precisa estabelecer regras para que Estados e prefeituras possam divulgar todos os pagamentos, ou seja, a saída dos recursos, assim evitaríamos tantos escândalos dessa natureza, que desvia o futuro de crianças e adolescentes que poderiam ter um futuro melhor se não fosse pelos desvios desses recursos”, destacou.