NOTÍCIAS

Sessão Especial celebra o Dia do Turismo e a abertura do 1º Festival Amazonas de Turismo, na Aleam

Por Diretoria de Comunicação

24.set.2021 13:16h
img
Foto: Dircom

Nesta sexta-feira (24), uma Sessão Especial proposta pelo deputado Tony Medeiros (PSD), que aconteceu no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comemorou o Dia Mundial do Turismo, celebrado anualmente em 27 de setembro e também deu início à programação do 1º Festival Amazonas de Turismo, realizado em parceria da Comissão de Turismo e Empreendimento da Assembleia com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Iniciando a Sessão, o deputado comentou a forte crise que se abateu sobre o setor por conta do isolamento imposto pela pandemia que cessou as atividades de turismo no mundo inteiro. “Houve redução de 59% no faturamento do setor turístico e esperamos que, com o Festival Amazonas de Turismo, seja inaugurado um novo momento para aqueles que acreditam no turismo como alternativa viável de desenvolvimento. Mais do que nunca, o Amazonas precisa ser visto e as belezas contempladas pelos turistas”, afirmou Tony Medeiros.

Uma placa de homenagem foi entregue à Empresa Estadual de Turismo no Amazonas, representada pelo seu presidente, Sérgio Litaiff Filho e outra placa à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representada pela presidente em exercício Grace Anny Benayon Zamperlini.

Em seu discurso, o presidente da AmazonasTur, Sérgio Litaiff Filho, classificou o momento como histórico graças à expectativa de retomada da vida normal. “Este momento é histórico porque vivemos praticamente a parada do mundo em março de 2020, quando começou a pandemia. Hoje estamos em um momento de entusiasmo com a retomada da vida normal aos poucos, graças ao avanço da vacinação”, declarou.

 

 

Programação

A programação do 1º Festival Amazonas de Turismo segue pela parte da tarde no Centro de Convenções Vasco Vasques com uma série de atividades culturais que envolvem shows musicais, feira de artesanato indígena, palestras gratuitas sobre marketing digital e cases de sucesso no turismo do Amazonas. O evento vai  até próximo domingo, 26 de setembro.

Também receberam certificados: Lúcio Reinaldo Vasconcelos Bezerra, presidente da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã Açú – AFLUTA/AM; Roberto Simão Bulbol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas – ABIH/AM; Fábio Coutinho de Faria e Cunha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL/AM; Serfaty da Silva da Associação Amazonense de Pesca

Esportiva – FEAMPE/AM, representado por Iranildo Siqueira, vice-presidente da Associação Amazonense de Pesca Esportiva.