NOTÍCIAS

Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher é realizada na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

08.mar.2022 11:27h
img
Foto: Hudson Fonseca

A programação especial do Dia Internacional da Mulher teve Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),  em comemoração à data. O evento foi iniciativa do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), juntamente com as deputadas Therezinha Ruiz (PSDB), Joana Darc (PL) e o deputado Sinésio Campos (PT), e contou com a participação de representantes de instituições de Defesa dos Direitos das mulheres.

Durante a Sessão Especial, que foi presidida pelos deputados Sinésio Campos e Therezinha Ruiz, a luta das mulheres por respeito, igualdade salarial, maior participação feminina na política, valorização profissional e direitos básicos foram alguns dos temas abordados.

A deputada Joana Darc lembrou que, em mais de 160 anos de existência do Parlamento Estadual, não existia previsão no Regimento Interno da Casa sobre licença-maternidade para deputadas. “Me tornei mãe durante meu mandato, e para que eu pudesse ficar com meu filho, foi preciso alterar o Regimento Interno”, explicou, complementando que “só a mulher sabe tudo que precisa enfrentar, os obstáculos que precisa superar, e os avanços necessários para que realmente o dia 8 de março seja de festa”.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB), atualmente licenciada e exercendo o cargo de secretária de estado de Assistência Social, falou sobre a importância de mais mulheres participarem da vida política do país. Na atual Legislatura existem cinco deputadas com cargo de parlamentar, porém, destacou Campêlo, o número ainda é baixo, se comparado à representatividade da população feminina, que representa 52% da população brasileira. “Hoje é o único dia que vejo os lugares deste parlamento ocupado majoritariamente por mulheres, contudo isso não é padrão”, analisou.

O reconhecimento do papel da mulher na sociedade foi reforçado pelos deputados Sinésio Campos e Therezinha Ruiz, e também pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Denize Aufiero e pela secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles.

Durante a reunião, mulheres que se destacam na luta e defesa dos direitos das mulheres receberam certificados de honra ao mérito. A Sessão Especial também contou com a apresentação da cantora amazonense Cinara Ney.

 

Homenageadas

Ana Cristina Pereira da Silva

Andrea Barroncas Maia

Ana Wanda Guerra Barreto Marinho

Alzira Miranda de Oliveira

Anete Narcisa Matos

Astrid Silva

Braga Sgarbi

Dayanna Regina Barreto

Divie Pinheiro

Ellen Lima de Souza

Eliane Ferreira da Silva

Elinda Tavares

Fátima Silva

Geronisa de Fátima Silva

Hellen Freitas

Isabel Cristina Souza Dindola

Jackie Freitas de Lima

Kátia Regina de Souza Ventura

Laiana Rodrigues

Luciana Gonçalves Siqueira

Lucimeiry de Souza Borges Pantoja

Marleide de Farias Leite Borges

Maria das Graças Pereira da Silva

Maria das Graças Pessôa Figueiredo

Marlene Nascimento de Oliveira

Miralda Sampaio Paiva

Nancy Segadilha

Neila Maria Dantas Azrak

Neurismar de Oliveira

Silvia Loureiro