NOTÍCIAS

Sinésio Campos convoca reunião sobre a dragagem de igarapés de Manaus

Por Assessoria - Jéssica Trajano

04.mai.2021 17:39h
img
Foto: Dircom

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o deputado estadual Sinésio Campos (PT), apresentou nesta terça-feira (4), um requerimento solicitando uma reunião extraordinária da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, da qual o parlamentar é Presidente, com o objetivo debater e encaminhar províncias sobre as ações emergenciais visando a dragagem dos igarapés de Manaus.

A reunião ocorrerá nesta quarta-feira (5), às 09h no auditório Cônego Azevedo da Aleam. Da tribuna, Sinésio Campos falou que é o autor da Emenda Constitucional n° 93 de 5 de maio de 2016, que trata da inclusão do Saneamento Básico na Constituição do Estado.

“Quanto Poder Legislativo e Presidente da Comissão de Saneamento na Assembleia, desde 2015 apresentamos o relatório do Saneamento com mais de 800 páginas que foi compilado pelos órgãos do Grupo de Trabalho que instituímos na Aleam. Os dados foram coletados por órgãos que atuam com essas informações no Estado, ou seja, o Parlamento está fazendo a sua parte. Manaus é cortada por igarapés e o que ocorreu ontem na Avenida Torquato Tapajós é inadmissível, cobramos que o Governo e Prefeitura se entendam para desenvolver os trabalhos de dragagem dos igarapés de Manaus”, disparou Sinésio Campos.

O deputado salientou ainda, que a dragagem dos igarapés é de grande importância, uma vez que dará maior conforto, segurança e comodidade a toda população da Capital, se referindo à forte chuva que causou prejuízos no posto de Interiorização e Triagem de Manaus (PITRIG), localizado no bairro da paz, situado na Avenida Tapajós. O local ficou totalmente alagado, as tendas de triagem foram destruídas e muro rachado com a iminência de desabar, pessoas foram arrastadas pelas enxurradas e segundo os dados do Corpo de Bombeiros três pessoas ficaram feridas.

“Cobramos que a PEC do Saneamento de nossa autoria seja cumprida tanto na Capital como nos municípios. Saneamento básico é de suma importância como o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública). Tudo isso sendo efetivado contribui com o bem-estar físico, mental e social da população”, encerrou Sinésio.

A reunião contará com a presença de representantes do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, deputados estaduais do Amazonas, Câmara Municipal de Manaus; Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipaam), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado Do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e demais interessados.