NOTÍCIAS

Sinésio Campos entrega Medalha do Mérito Legislativo Educacional às professoras Clijes Aragão e Marcilene Miranda

Por Jéssica Trajano, Ytallo Byancco

19.out.2021 20:04h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) homenageou, nesta terça-feira (19), com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Ignês de Vasconcellos Dias, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a professora graduada em pedagogia, Clijes Ramos Aragão, e a professora graduada em matemática, Marcilene Pizano Miranda.

Clijes Ramos Aragão é graduada pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), atuante na educação infantil e já concorreu a prêmios importantes, nessa área. Como professora de escola pública, representou a categoria em premiação nacional, por meio do Concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti, realizada em Brasília, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, em 2016.

Clijes também participou e venceu a etapa estadual do 10° Prêmio Professores do Brasil, em 2017. Ficou entre as quatro finalistas na categoria educação infantil do Prêmio Arte Na Escola Cidadã com o projeto Autorretrato Na Educação Infantil, em 2020.

“Agradeço pela oportunidade de estar aqui, representando essa categoria que tem o poder de transformar o ser humano em alguém melhor, crítico, capaz de tomar decisões positivas e que impactam em sua vida e em seu meio social”, agradeceu Clijes.

Outra homenageada pelo parlamentar foi a professora graduada em matemática pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcilene Pizano Miranda. Especialista em Metodologia do Ensino, a educadora atua na rede municipal de ensino de Iranduba há 23 anos, como professora de matemática no Fundamental II e professora da rede estadual há 21 anos, ministrando aulas de matemática e física.

070D8CF2 CE76 4FA1 B84F 516775393D73

“Se estou aqui hoje é porque eu também tive um mestre, um professor, uma professora que tiveram paciência e o cuidado de transmitir o conhecimento tão essencial para eu me tornar quem sou hoje. Sabemos que a educação passa por adversidades, mas, acreditamos que com persistência e dedicação conseguiremos fazer do mundo um lugar melhor”, destacou Marcilene.

“Precisamos valorizar essa categoria tão importante para a nossa sociedade, principalmente, porque esses profissionais contribuem, diretamente, para a formação do caráter e profissionalismo de inúmeras pessoas, transformando vidas e, claro, a sociedade”, enfatizou o deputado estadual Sinésio Campos.

Todos os deputados, bem como o Fórum de Educação do Amazonas, a Mesa Diretora e a Comissão de Educação da Casa também indicaram um profissional para receber a medalha. Ao todo, foram 34 educadores contemplados.

A honraria reconhece os profissionais de educação que se destacam com práticas pedagógicas inovadoras contribuindo para melhoria do ensino, na região. A medalha foi instituída pela Aleam (resolução legislativa nº 459/2009) e é de autoria da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB).