NOTÍCIAS

Sinésio Campos realiza sessão em homenagem aos auditores de controle externo do TCE

Por Caio Rodrigues

21.jun.2024 13:16h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

Na quinta-feira (20/6), o plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foi o local da Sessão Especial em homenagem ao Dia Estadual do Auditor de Controle Externo. A celebração foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) e reuniu autoridades, auditores e convidados para reconhecer a importância e o trabalho desses profissionais.

Instituído pela Lei n° 4.819/2019, o Dia Estadual do Auditor de Controle Externo é comemorado anualmente no dia 27 de abril, em consonância com o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. A data foi criada para destacar a relevância da atuação desses auditores no exercício das competências dos Tribunais de Contas.

Em seu discurso, o deputado Sinésio Campos ressaltou que os auditores de controle externo são essenciais para garantir a correta aplicação dos recursos públicos. “O trabalho dos auditores beneficia diretamente a população, combatendo a corrupção e os desvios de conduta, além de promover uma gestão pública mais eficiente e transparente. O auditor não é um policial, quando ele chega em uma câmara ou prefeitura, ele muitas vezes atua como um orientador, com um olhar sensível para auxiliar os municípios”, destacou.

Sinésio Campos também enfatizou a colaboração fundamental entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e o Poder Legislativo Estadual. “O TCE é um órgão auxiliar do Legislativo, e essa sinergia resulta em uma fiscalização mais eficaz. Essa parceria é essencial para a democracia e para a boa governança”, afirmou.

Durante a sessão, a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas recebeu uma placa comemorativa em alusão à data, que foi recebida pela presidente em exercício, Adrianne Regina da Silva Freire. Além disso, 35 profissionais foram agraciados com certificados de honra ao mérito, em reconhecimento ao trabalho árduo, dedicação e compromisso com a sociedade amazonense.