NOTÍCIAS

Solução para lixo jogado nos igarapés será discutida no Fórum Lixo Zero, na Aleam

Por Assessoria

27.mai.2021 11:16h
img
Foto: Dircom

A poluição cada vez maior dos igarapés e a realização do 1º Fórum Amazonas Lixo Zero, que faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontece na próxima segunda-feira (31), no plenário Ruy Araújo,  na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foram abordadas na quarta-feira (26) pelo deputado estadual Fausto Jr. durante pronunciamento.

O parlamentar, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Aleam,  tem recebido várias denúncias sobre a poluição dos igarapés de Manaus e do interior do Estado.

Diante da quantidade cada vez maior de lixo jogado nos córregos, Fausto Jr. fez uma inspeção aos igarapés do Passarinho, São Jorge e da Compensa, durante o fim de semana, atendendo pedido dos moradores que habitam próximos aos igarapés. As fotos, vídeos e entrevistas coletadas durante a verificação serão usadas no Fórum Lixo

 

Zero

O evento é uma parceria com o Instituto Lixo Zero, que atua em vários países e busca implantar programas para o reaproveitamento total do lixo.

Fausto Jr. disse que algumas pessoas ainda têm a “cultura de jogar lixo nos igarapés”, como se as águas tivessem a missão de levar o lixo embora. “É assustadora a quantidade de lixo jogada nos igarapés’, afirmou o deputado. “É um problema histórico de Manaus e da maioria dos municípios do Amazonas”, acrescentou.

Segundo o parlamentar, o lixo e esgoto que diariamente vão parar no rio Negro precisam de ações que mudem o comportamento  da população sobre o descarte.

“Todos sabem que lixo e esgoto causam doenças e destroem o meio ambiente, mesmo assim o problema se arrasta há anos”, lamentou.

Propostas

Entre as propostas que serão apresentadas no Fórum Lixo Zero está a implantação de pequenas unidades de tratamento de esgoto, que seriam instaladas nas margens dos igarapés.

“As tubulações da empresa Águas do Amazonas, que deveriam levar o esgoto para tratamento, jogam os detritos nos igarapés, que depois segues para o rio Negro”, explicou Fausto.

O evento reunirá órgãos ambientais dos governos Federal, Estadual e prefeituras. A ideia é conhecer as dificuldades de cada município na reciclagem de lixo e tratamento de esgoto.

Com as informações, a Comissão de Meio Ambiente da Aleam apresentará projeto e ações para ajudar as prefeituras a diminuirem a degradação ambiental no Amazonas.