NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz defende os direitos da pessoa idosa, em reunião em Brasília

Por Diretoria de Comunicação

08.jun.2021 13:48h
img
Foto: Dircom

A escassez de Conselhos e Fóruns do Idoso no Amazonas foi debatida pela presidente da Comissão da Mulher, Família e Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Therezinha Ruiz (PSDB), em reunião com o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa. No encontro, que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (7), em Brasília, também foram tratadas as dificuldades e a violência contra o idoso no Amazonas.

De acordo com a parlamentar, a agenda positiva rendeu várias demandas que serão debatidas junto aos prefeitos do Amazonas. “Voltaremos com uma série de encaminhamentos, para serem tratados com os gestores municipais. Infelizmente, no Amazonas só contamos com três municípios, incluindo Manaus, que possuem Conselhos e Fóruns para os idosos”, explicou Therezinha Ruiz.

É por meio das estruturas dos Conselhos e Fóruns que é possível pleitear verbas federais, para investimento em políticas públicas que beneficiem os idosos. Por esse motivo, Therezinha Ruiz, destaca a importância de implementação desses órgãos em todos os municípios do Amazonas, que de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), possuía no ano de 2018, mais 390 mil idosos.

“Os municípios, tendo esses órgãos, poderão pleitear verbas para a construção de abrigos e casas de passagens para os nossos idosos. Além de outras políticas de amparo e proteção”, frisou Therezinha Ruiz.

A deputada lembra ainda dos altos índices de violência contra os idosos no Amazonas, que segundo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu 2.385 pessoas no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) em 2019.

Em números

Conforme dados do IBGE, em 2018, a população idosa do Amazonas foi estimada em 10%. Do total de 390 mil idosos, 189 mil eram homens e 202 mil, mulheres.