NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz reafirma compromisso com a revitalização do setor de turismo

Por Assessoria

16.abr.2021 17:30h
img
Foto: Dircom

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) reafirmou nesta sexta-feira (16) o seu compromisso em apoiar as ações de revitalização do turismo no Estado, durante a reunião de apresentação da nova composição da Comissão de Turismo e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Tony Medeiros (PSD).

Ao assumir como membro titular da Comissão de Turismo, Therezinha destacou a importância econômica do setor pelo potencial dos recursos naturais da região que atraem visitantes e geram emprego e receitas para o Estado. Mas manifestou preocupação com os prejuízos causados ao turismo, devido ao isolamento social, em função da pandemia de Covid-19.

Therezinha citou dados da pesquisa Raio X do Turismo Frente à Covid-19, realizada pela Rede Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Amazonastur, que apontam a queda de 66% no faturamento do turismo no Estado.

De acordo com a pesquisa, as agências de turismo sofreram uma redução de 72% no seu faturamento e de 70%, na área de hospedagens, revelando os efeitos negativos da crise sanitária sobre o turismo.

Na avaliação de Therezinha Ruiz, é necessária uma mobilização junto aos Governos, ao Legislativo, aos empresários e pequenos empreendedores, para executar ações que garantam apoio ao setor, e aos profissionais do turismo. “Temos um grande potencial na produção de artesanato, de comidas típicas e de manifestações culturais na capital e no interior, que precisam ser valorizadas e incentivadas”, exemplificou.

A deputada chegou a citar a Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), que segundo ela, é uma região dotada de belas paisagens naturais, com expressiva produção de abacaxi, que pode se transformar em um polo turístico gerador de renda para as famílias, mas que precisa do olhar sensível das autoridades para se desenvolver.

Therezinha parabenizou o deputado Tony Medeiros, no novo desafio de lutar pelo fortalecimento do turismo no Estado, e também se colocou à disposição como integrante da comissão, ressalvando ainda a importância da preservação do meio ambiente, da proteção da floresta, das águas e da fauna da região.