NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz realiza sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Idoso

Por Assessoria

01.out.2021 15:37h
img
Foto: Assessoria

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB), realizou nesta sexta-feira (1), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),  sessão especial em homenagem ao Dia Ncional da Pessoa Idosa, comemorado hoje.  A sessão foi promovida pela Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia (COMFI/Aleam), presidida pela deputada Therezinha.

“É uma importante data para sensibilizar nossa sociedade para que tenhamos mais políticas voltadas aos nossos idosos, a fim de garantir melhores condições de vida. A Assembleia tem feito um trabalho com todas as pessoas aposentadas, realizando passeios e palestras  para valorizar os servidores. Isso é importante”, afirmou Therezinha.

A deputada destacou o PL 433/21, de sua autoria, que estabelece a Política Estímulo ao Empreendedorismo na Terceira Idade. “Já estamos realizando diversas atividades. No fim do ano realizaremos uma grande feira, com atividades culturais, mostrando que todos nós temos condições de continuar contribuindo com a sociedade, com alegria”, afirmou ela.

Martha Moutinho, presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas, falou sobre a importância de resgatar a autonomia do idoso e proporcionar o envelhecimento saudável. “Muitas vezes a violência começa em casa, ele é abandonado, negligenciado, agredido e roubado. Por isso é uma alegria poder falar aqui que esse tempo seja de valorização e acolhimento porque velhice não é doença”, afirmou Martha.

Homenagem

A sessão homenageou a cantora Celestina Maria, de 79 anos, que representou o Amazonas no Programa The Voice +, neste ano. Ela agradeceu a homenagem e, com muito bom humor, deu dicas de como envelhecer bem.

“Estou maravilhada e honrada com esse convite. Quem quiser faça homenagem agora, depois que morrer não quero. (rs) Importante comer o que faz bem, fazer exercícios e se amar”, sugeriu Celestina.

Participaram da sessão, o deputado Sinésio Campos (PT), Vitor Moreira da Fonseca, Promotor de justiça da Pessoa Idosa, Jorge Vagner, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM), Rodolfo Pinheiro, Defensor Público.

Durante a sessão, alguns ex-deputados que estavam presentes foram homenageados: a ex-deputada Vera Edwards e Dr. Antar Fontoura. No meio da sessão, a presidência da sessão foi passada ao ex-deputado estadual pelo Amazonas, (1987-1991) Dr. Abel Rodrigues Alves, em homenagem aos idosos.

Foram entregues certificados em reconhecimento para funcionários ativos e inativos da Aleam e instituições que apoiam e trabalham com idosos. Na ocasião a deputada destacou que tão importante quanto as políticas criadas para os idosos, é a forma como as famílias tratam os seus.

“São os jovens da terceira idade. São exemplos de experiência e dinamismo. Não podemos abandonar nossos idosos, deixar de estar perto e ajuda-los com paciência e carinho”, finalizou Therezinha.