NOTÍCIAS

Venda da Amazonas Energia e relatório de viabilidade da BR-319 foram os assuntos da Sessão Plenária da Aleam

Por Diretoria de Comunicação

12.jun.2024 15:41h
img
Foto: Danilo Mello

A Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quarta-feira (12/6), trouxe como temas principais nos debates dos parlamentares estaduais, a venda da distribuidora Amazonas Energia e também o relatório de viabilidade econômica e ambiental da recuperação da BR-319 (Manaus-Porto Velho).

Em seu discurso, o deputado Rozenha (PMB) manifestou preocupação com a aquisição de usinas por parte do grupo Friboi, anunciada na última segunda-feira (10/6). “Circulou no meio empresarial, a informação que o grupo Friboi adquiriu termelétricas da Eletrobras. A venda me preocupa muito, porque, sem dúvida, alguém vai pagar a conta desse desmonte do sistema de energia elétrica. Espero que não seja pago pelo povo do Amazonas”, declarou.

Em aparte, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) lembrou sobre a questão da poluição visual gerada com a instalação dos medidores aéreos implantados pela Amazonas Energia em vários bairros de Manaus, que gerou muita polêmica e ainda não teve resolução definitiva.

“Até hoje, o prefeito de Manaus não defendeu a cidade, não se pronunciou sobre o assunto. Já fizemos minutas de propostas à Prefeitura e Câmara de Manaus por acreditar que o plano diretor contempla isso, mas não tivemos retorno”, afirmou.

BR-319

O relatório elaborado pelo Ministério dos Transportes, que apontou a viabilidade ambiental e econômica da pavimentação da BR-319, foi o assunto relatado pelo deputado Mario César Filho (UB), durante seu discurso no plenário da Casa Legislativa.

“Para o povo do Amazonas, a viabilidade da BR-319 não é novidade, pois a estrada não está trafegável, mas funciona. Enfim, a rodovia que hoje é uma estrada fantasma, pode sair do papel e ser asfaltada”, afirmou.

Em comunicado de liderança, o deputado Sinésio Campos (PT) também comemorou o resultado do relatório. “Agora, temos o relatório final que demonstra que é ambientalmente e economicamente viável a recuperação da BR-319. Parabéns ao Governo Federal e aos envolvidos nesta luta por se posicionaram favoráveis à pavimentação da rodovia”, afirmou.

Tratamento de saúde

O deputado George Lins (UB) falou da necessidade da construção de casas de apoio estaduais para pacientes que vêm à Manaus fazer tratamento de saúde. Segundo ele, muitos pacientes que precisam fazer tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) enfrentam muitas dificuldades.

“Chamo a atenção aos pacientes oncológicos, que precisam fazer muitas sessões de quimioterapia e ficar na cidade de Manaus. Peço ao Governo do Estado que tenha uma casa de apoio, porque muitas pessoas que vêm à Manaus não têm noção de onde fica a fundação e precisam de apoio, de transporte etc”, justificou.

Em aparte, o deputado Rozenha (PMB) corroborou o discurso. “As pessoas chegam em Manaus e ficam no desespero, porque Manaus é grande, muitos não têm parentes, não conhecem ninguém aqui”, disse. Também em aparte, Thiago Abrahim (UB) afirmou ser importante a implantação de casas de apoio, por conta dos problemas enfrentados pelos municípios, sobretudo na área da saúde.

Pacto contra o feminicídio

A importância de um pacto contra o feminicídio e os casos de violência contra a mulher em busca do aperfeiçoamento da legislação, foi o assunto da deputada Alessandra Campelo (Podemos), em seu discurso na Sessão Plenária da Aleam. A parlamentar citou que os dados mostram que o feminicídio cresceu proporcionalmente 60%.

“No ano passado inteiro tivemos 23 feminicídios, mas esse ano já tivemos 15. Se continuar nesse ritmo, devemos terminar o ano com cerca de 30 casos. Por isso, é urgente um pacto contra o feminicídio, pois precisamos de ações efetivas. Estou propondo um pacto estadual entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do nosso Estado nesse sentido”, defendeu.

No final da Sessão, o vice-presidente da Aleam, deputado Carlinhos Bessa (PV), comemorou a liberação de R$ 1 milhão em emenda parlamentar de sua autoria destinada à saúde do município de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus).

“Isso vai ajudar a estruturar o hospital e o pagamento de folha da área de saúde, melhorando a qualidade da saúde do povo de Tefé”, afirmou.

 

Skip to content