NOTÍCIAS

Wilker Barreto revela que gerador de energia da UPA de Tabatinga não suporta setor de Raio-X

Por Assessoria

05.set.2021 9:35h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Wilker Barreto expôs neste sábado, 4, que o setor de raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga não funciona durante as quedas de energia elétrica no município, distante 1.108 quilômetros de Manaus. De acordo com a denúncia do parlamentar, trazida pelo vereador Luizão (Podemos), o gerador de energia da unidade hospitalar não suporta o serviço de radiografia ao longo da interrupção de luz na cidade.

Em seu relato, Luizão pede ajuda do deputado para cobrar soluções do Executivo estadual, no intuito de regularizar os atendimentos dos exames de raio-x, considerados essenciais para detectar fraturas e demais problemas no corpo humano, além de auxiliar o médico no diagnóstico das diversas patologias.

“Pedimos ao governador e secretário de saúde do Estado que veja essa situação constrangedora, o raio-x só funciona quando tem energia na UPA, o gerador não atende à demanda do equipamento. Deputado Wilker, você é a nossa voz, nos ajude diante desta calamidade”, relata o vereador.

Diante do apelo, Barreto afirmou que irá formalizar a denúncia ao secretário estadual de saúde (SES-AM), Anoar Samad, para cobrar soluções na UPA de Tabatinga, única unidade de saúde do Estado no município.

“Recebi com preocupação essa denúncia do vereador Luizão, é inadmissível a falta de prioridades deste governo. A UPA de Tabatinga não tem um gerador capaz de suportar o Raio-x, fundamental para diagnosticar e evitar doenças do cidadão. Enquanto isso, o governo joga dinheiro fora em outras áreas como os R$ 10 milhões para serviços gráficos do IDAM e SEAS. Vou formalizar a denúncia ao secretário para que tomem as devidas providências”, finalizou.