NOTÍCIAS

Wilker garante a melhoria das estruturas nas unidades de saúde localizadas no Médio e Alto Solimões

Por Assessoria

22.jul.2021 23:13h
img
Foto: Dircom

Pensando na melhoria dos serviços à saúde para a população, o deputado estadual Wilker Barreto apresentou e teve aprovada a emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021, que garante a prioridade no orçamento da Seguridade Social do Governo do Amazonas para ações de ampliação e manutenção de hospitais, laboratórios e hemocentros regionais já existentes nas calhas do Médio e Alto Solimões.

De acordo com a propositura, a garantia dos recursos possibilitará uma evolução na oferta da média complexidade aos munícipes dessas localidades. Os hemocentros, por exemplo, poderão evoluir nos serviços de coleta e fornecimento de sangue aos hospitais. Já as análises clínicas, um dos mais importantes meios de diagnóstico complementares, vão aprimorar o recolhimento de materiais biológicos como urina, sangue, fezes, saliva ou outros tecidos, diagnosticando anomalias, patologias ou doenças de maior ou menor gravidade.

“As principais calhas do Médio e Alto Solimões precisam ter suas unidades de saúde com alta e média complexidade bancadas pelo Governo. Isso precisa sair do papel, por isso, minha emenda vai permitir que o Estado crie, no próximo exercício, essa diretriz na LOA 2022”, explicou Barreto.

Ainda segundo Barreto, a pandemia da Covid-19 no Amazonas demonstrou a grande necessidade do Estado garantir um sistema de saúde democrático e funcional, mesmo nas localidades mais longínquas. O deputado ainda comentou que com a garantia da evolução da estrutura da saúde pública, é possível evitar o inchaço no atendimento da capital, como ocorreu em Manaus, durante a crise de oxigênio, em janeiro de 2021.

“É preciso prevenir e não remediar, pois depois que a tragédia já está estabelecida, como foi a pandemia, quem paga com a vida são os entes queridos. Precisamos garantir um atendimento de qualidade principalmente nas áreas mais distantes da capital, para que a população realmente seja assistida e não ocorra o estrangulamento do sistema de saúde”, frisou o deputado.

 

Resumo das emendas

Além desta emenda, Wilker apresentou outras seis propostas para a elaboração da LDO 2021, sendo todas aprovadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas, no último dia 14 de julho. Elas estão resumidas na realização de concursos públicos para tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Estado; haverá a ampliação de entidades para o recebimento das subvenções sociais, incluindo entidades às pessoas com deficiência (PCDs) e de atenção à mulher. Ficou estabelecido o auxílio às entidades dos PCDs a e Mulher para o desenvolvimento de ações sociais, como a distribuição de absorventes.

Foi garantida a concessão de financiamentos às empresas com atividades de transporte, alojamento, alimentação e animação no setor do turismo; bem como a disponibilização de site oficial para acompanhamento e monitoramento de informações referentes às emendas parlamentares como autoria, valores e os beneficiários destas emendas. O pagamento prioritário aos profissionais terceirizados que atuam nos setores de saúde, educação e segurança da Administração Pública também foi estabelecido.