NOTÍCIAS

Wilker questiona decisão da Seduc em retomar aulas presenciais no interior do Amazonas e manter forma online na capital

Por Assessoria

27.mai.2021 11:08h
img
Foto: Dircom

O retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual de ensino localizadas, nos municípios do interior do Amazonas e a manutenção da forma online em Manaus, estabelecidas por meio de Decreto nº 43.870 do Governo do Estado, foi duramente criticada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) nesta quarta-feira (26), em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em pronunciamento na tribuna, o parlamentar questionou a estratégia da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) em autorizar, desde o dia 19 de maio, o retorno dos alunos às salas de aula nas cidades interioranas do Estado, enquanto as escolas da capital amazonense permanecem de maneira online.

“Eu queria entender essa estratégia da Seduc de não ter aulas na capital, mas no interior é obrigado a ter. É o interior que não tem UTI, não tem estrutura e está sofrendo com a enchente, isso é preocupante e quero ponderar que a Fiocruz já alertou que um dos gatilhos da segunda onda foi o retorno às aulas”, afirmou Wilker.

Barreto aproveitou para criticar a falta de alinhamento entre os Poderes Municipal e Estadual e cobrou por mais ações coordenadas para o combate da pandemia da Covid.

“Gostaria de fazer um apelo para que o David Almeida, que é amigo do Wilson Lima, procure o governador e combine as ações coordenadas. A variante indiana já tocou em solo brasileiro, o sistema de saúde do Amazonas não melhorou, e é preciso implementar as barreiras sanitárias”, finalizou.