NOTÍCIAS

15 toneladas de ração são entregues a protetores com recursos de emendas de Joana Darc

Por Assessoria

22.jun.2021 9:41h
img
Foto: Matheus Ponce

Foram entregues nesta segunda-feira (21), 15 toneladas de ração, custeadas com recursos destinados pela deputada Joana Darc (PL) para atender 234 protetores e cuidadores de animais, aprovados  no 2º Edital de Ração do Amazonas. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

A ação faz parte do Programa Estadual do Bem-Estar Animal e é realizada em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com recursos de emendas parlamentares dos deputados Joana Darc (PL) e Saullo Viana (PTB). Este é o segundo edital público em apoio a protetores e cuidadores de animais domésticos do Amazonas. A primeira seleção, em abril deste ano, beneficiou 64 pessoas, com a entrega total de aproximadamente quatro toneladas de ração. Esta segunda fase, por sua vez, superou a quantidade de contemplados na última edição.

A compra de rações para cães e gatos é uma das atividades previstas no Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, disposto na Lei Estadual nº 5.123, e em consonância à uma das metas do Programa Estadual do Bem-Estar Animal, conforme o Decreto nº 39.671, ambos propostos pela deputada Joana Darc.

A parlamentar, que também é protetora de animais, explica que a Causa Animal vive um novo momento, que em pouco mais de dois anos, muito já foi entregue e este é só o começo. Ela afirma que o objetivo é fazer dessas uma política pública permanente no Amazonas.

“Esse é um projeto piloto para a construção dessa política pública de suporte para os protetores de animais. Eles fazem o que o poder público deveria fazer como um todo. Nós estamos tentando corrigir a ausência de política pública de todos esses anos”, afirmou a parlamentar, acrescentando que deverão ser inauguradas três Unidades Móveis de Castração nos próximos meses.

Para Joana Darc, a entrega das rações deste segundo edital e em breve das unidades de castração, representam um novo marco para a Política de Bem-Estar Animal do Estado do Amazonas. “a construção da Política de Bem-estar Animal é um marco. Já são 15 toneladas de ração em apenas seis meses. Irei trabalhar para que essa seja uma política de governo e os protetores de animais que fazem tanto sem receber nada em troca, sejam beneficiados permanente”, disse.

Os protetores beneficiados nesta segunda-feira (21/06) são residentes nos municípios de Manaus, Manacapuru e Novo Airão. Também foram selecionados protetores e cuidadores que desenvolvem trabalhos de assistência animal nas Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro – Margem Direita/ Setor Puduari-Solimões e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista – Unidades de Conservação Estaduais gerenciadas pela Sema.

Há mais de 30 anos, Tânia Mussa é cuidadora e atua na causa animal. Ela abriga aproximadamente 250 cães em uma casa no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. Para ela, o resgate, salvamento e cuidados de animais se transformou em uma luta diária.

“É um apoio que a gente está recebendo, graças a Deus, porque em momento algum na nossa história, ninguém deu aquele olhar carinhoso para a causa animal.”, ressaltou a cuidadora.