NOTÍCIAS

1º Seminário de Segurança Inovadora começa na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.ago.2023 13:12h
img
Foto: Joel Arthus

Começou nesta quinta-feira (17) e segue até a sexta-feira (18), no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o “1º Seminário de Segurança Inovadora – Cases e Melhores Práticas”. Idealizado pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP), o evento traz para o Amazonas iniciativas bem-sucedidas implantadas de norte a sul do país. Durante os dois dias, diversos palestrantes ligados à Segurança Pública ministrarão palestras onde discorrerão sobre experiências realizadas em seus estados de origem.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), abriu o evento e destacou o avanço dos debates em prol das melhorias da Segurança Pública no Amazonas. “Estamos recebendo diversas autoridades na área para trocar conhecimentos a respeito de casos de sucesso no combate à criminalidade. Espero que possamos utilizar os bons exemplos na Segurança Pública do nosso estado”, comentou.

Comandante Dan disse que o Seminário é resultado do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho em que a Comissão de Segurança Pública busca trocar informações entre os entes federativos, como Estados e Municípios. “Fizemos diversas Audiências Públicas em cidades do interior e em Manaus. Estamos assessorando os municípios para a implantação do sistema único de Segurança Pública e buscamos desenvolver esse Seminário, trazendo a Manaus personalidades de referência na área”, explicou.

A primeira palestra do Seminário foi “Território pela Paz”, ministrada pelo professor Ricardo Balestreri, coordenador da área de Urbanismo Social e Segurança Pública do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), que falou sobre sua experiência como secretário estadual de Articulação da Cidadania no Pará.

“Esse programa Território pela Paz é hoje referência nacional a respeito da diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania. Trabalhamos nas raízes da violência e criminalidade, gerando oportunidades e inclusão social àquelas pessoas, especialmente os jovens”, informou.

Ainda durante a quinta-feira aconteceram as palestras “Influência da Tecnologia nas Ações de Segurança Pública” e “O pacto Lajeado Pela Paz e seus impactos sobre a prevenção da violência no município”.

Na sexta-feira acontecem as palestras “Plano de Comando 360 e a Ordem Pública”; “O Avanço da Segurança Pública no Espírito Santo”; “Operações Especiais e a redução da Violência” e “Sistema Único de Segurança Pública – SUSP: Status Atual, visão de Futuro e estruturação da Segurança Pública nos Municípios”.