NOTÍCIAS

TV Aleam lança o especial ‘Manaus, do caos ao encanto’ em comemoração ao aniversário da capital

Por Leandro Leite

22.out.2021 11:49h
img
Foto: Divulgação Dicom

O programa ‘Repórter Aleam’, do canal televisivo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresenta o documentário ‘Manaus: do caos ao encanto’ nesta sexta-feira (22), às 19h, pelos canais 6.2 (sinal aberto), 6 (Claro). A produção, que comemora o aniversário de 352 anos de Manaus, também procura levar os telespectadores a fazerem uma reflexão crítica  sobre o momento.

O especial jornalístico faz um balanço dos últimos acontecimentos, na capital amazonense, centrando na  pandemia da Covid-19 e a violência crescente, que assola Manaus.  Também aborda a expectativa do manauara por dias melhores, com perspectiva na cultura e projetos inovadores, que prometem mudar a vida na capital amazonense, nos próximos anos.

A equipe foi às ruas conversar com especialistas e deram seus depoimentos sobre as mudanças observadas pelas quais a cidade passa. Segundo o coordenador da TV Assembleia, Saulo Borges, para mostrar uma metrópole tão plural, é preciso analisar os temas abordados direto da fonte. “Para isso, buscamos o olhar do parlamento amazonense, o olhar de quem cobriu as notícias trágicas de perto, além de buscar o depoimento de pessoas que estão empenhadas na melhoria social, seja na vacinação, seja na cultura ou na infraestrutura”, ressalta.

O material procurou capturar o depoimento técnico, mas também retratar o manauara, por meio de pessoas que vivenciam o cotidiano da cidade. A autônoma Marilene Pessoa foi uma das personagens do documentário. Moradora do bairro da Glória, Zona Oeste de Manaus, teve sua vida abalada em 2018. Ela perdeu o filho, que entrou para o mundo do crime e acabou assassinado, ainda muito jovem na rua de casa. Viúva, segue a vida vendendo salgados.

Outra história, que será contada é a do cantor Klinger Júnior, filho do saudoso cantor de boi Klinger Araújo, falecido em 2020 por complicações da Covid-19. “Tivemos grandes perdas no meio artístico durante esta pandemia. Zezinho Correa era um ídolo para todos nós e se foi. O Klinger também encantou a todos e partiu devido a doença. Essas  histórias se encerram de forma trágica, mas ainda é possível celebrar o legado desses artistas na nova geração que vem chegando”, apontou Saulo Borges.

O material foi idealizado pela equipe de conteúdo jornalístico da TV Aleam. Contou com a reportagem de Adriano Castro; produção e roteiro de Leandro Leite; cinegrafia de Márcio Bastos e Francisco Barbosa. Após a exibição inédita, o telespectador da TV Assembleia pode acompanhar o material, nas reprises e no canal do youtube do Parlamento Estadual (www.youtube.com/canalAleam).

 

Repórter Aleam

 

O programa Repórter Aleam vai ao ar todas as sextas-feiras, às 19h. A primeira temporada conta com nove episódios, que retratam a escravidão no Amazonas; a cheia histórica de Manaus; a violência contra a mulher, entre outros assuntos. Um material inédito é apresentado quinzenalmente pelas jornalistas Tereza Pinheiro e Raquel Albuquerque.