NOTÍCIAS

Cabo Maciel participa junto com o governador Wilson Lima de anúncio histórico para Polícia e Bombeiro Militar

Por Assessoria de Comunicação

03.dez.2021 14:20h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Hoje foi um dia histórico para o Estado do Amazonas e, mais especialmente, à tropa do Bombeiro e Polícia Militar, instituição centenária que o deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) tem muito orgulho de ter servido por mais de 20 anos da sua vida. De acordo com o parlamentar o Governador Wilson Lima, vem atuando como um verdadeiro estadista, que pensa política pública como meio de transformar a sociedade, anunciou diversos investimentos no setor de segurança pública do Amazonas, e também confirmou que irá encaminhar o Projeto de Lei, que garantirá a Gratificação de Cursos.

É uma luta que vem sendo travada por Cabo Maciel desde que ingressou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), há quase 12 anos, e que entrou governo e saiu governo, e nenhum fez questão de reconhecer os guerreiros de farda. “Mas hoje, graças à juventude e humildade do nosso Governador, que ouve os clamores da população, das classes, dos representantes, o sonho da minha querida tropa de ser reconhecida pela qualificação, pelo conhecimento, vai ser enfim efetivado”, ponderou Maciel.

A Lei de Cursos dos policiais e bombeiros militares serão de acordo com os seguintes percentuais, não cumulativos: Especialista – 25%; Mestrado – 30%; Doutorado – 35%; Pós-Doutorado – 40%, devendo os Diplomas estarem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e CAPs, ou seja, da mesma forma em que é praticado em todo Estado por outras Instituições.

Isso é histórico! É uma conquista verdadeira, real, que os policiais poderão levar para a aposentadoria, representando ganho real que dará dignidade para o trabalhador, que por muitas vezes depois de aposentado, tem que viver fazendo “bico” para levar o leite do filho. Nunca olharam para a segurança pública do Estado de verdade. Sempre atuaram como paliativos, mas o Governador Wilson Lima, com coragem e determinação, começa a dar o devido reconhecimento e valorização a quem tanto faz por esse Estado.

 

Concurso Público

O Governador também assinou a publicação dos editais para os concursos da Polícia e Bombeiro Militar e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que vão ofertar 1.953 vagas, sendo também um reparo histórico com os amazonenses. “Há mais de 10 anos não se fazia concurso para a segurança no Amazonas, o que contribuiu para o crescimento da criminalidade. Mas novamente, o jovem Governador mostra na prática como se trabalha para o povo”, disse.

 

Batalhão da Rocam

Outra conquista foi a assinatura do  contrato de construção do Batalhão da Rocam. O prédio será na Avenida Buriti, no Distrito Industrial, zona leste. A unidade contará com casa de treinamento técnico, pavilhão escola, academia, auditório e quadra poliesportiva. A obra terá 3 mil metros quadrados de área construída e está orçada em R$ 8 milhões.

 

Trabalho Extra (SEG)

O governador também assinou a mensagem que será enviada para apreciação dos deputados estaduais e que atualiza a Gratificação de Trabalho Extra (GTE) para Serviço Extra Gratificado (SEG). Hoje, o Estado remunera um valor fixo mensal para que policiais e bombeiros militares que estão de folga reforcem a demanda por policiamento, em especial nos fins de semana e feriados.

Enfim, hoje foi um dia histórico, uma manhã que ficará certamente registrada na cabeça e no coração de todos os policiais militares, e tenho a certeza que o trabalho não para por aqui. Ainda vamos trabalhar mais para que outras conquistas possam chegar a todos!