NOTÍCIAS

Idealizado por Ricardo Nicolau, programa que assessora municípios completa dez anos

Por Assessoria de Comunicação

24.fev.2022 18:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Criado em 2012 como forma de integrar a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com as câmaras municipais e prefeituras do interior, o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti) comemora dez anos. Idealizado pelo então presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), o programa se consolidou como instrumento de assessoramento técnico e capacitação de vereadores e servidores públicos dos 61 municípios.

Uma sessão especial foi realizada nesta quinta-feira, 24, para homenagear todos os profissionais que colaboraram com o projeto ao longo de uma década. Prefeitos, vereadores, ex-vereadores e presidentes de câmaras de vários municípios participaram do evento, realizado em formato híbrido, no plenário da Aleam.

“O CCoti é uma semente plantada há dez anos quando vimos necessidade do legislativo estadual sair das paredes da sua sede em Manaus e ir ao interior do estado prestar apoio à população. O CCoti me dá muito orgulho porque aproximou as autoridades municipais do parlamento estadual e, hoje, ele está presente em 100% dos municípios”, disse o deputado Ricardo Nicolau, fundador do programa.

O presidente da Câmara Municipal de Anori, Luis Carlos Pereira, destacou a importância do CCoti para a melhoria de vida das pessoas que vivem fora da capital. “Nós, do interior, precisamos de mais recursos. O CCoti veio para somar. Ele ajuda na modernização das leis do nosso município. É um legado seu, deputado Ricardo Nicolau, que ainda continua. Quem ganha é a população”, ressalta o vereador.

“Até hoje, o CCoti dá o suporte necessário para as câmaras e prefeituras atualizarem as suas leis. Foi uma ferramenta que veio para que os prefeitos e presidentes das câmaras tivessem a oportunidade de treinar seus corpos administrativos. Quero parabenizar o deputado Ricardo Nicolau que teve a sabedoria de não apenas criar o CCoti, mas de oportunizar a aproximação do povo do interior com a Aleam”, disse o presidente da Câmara de Lábrea, Regifran de Amorim Amanso.

Participando de forma remota, o atual prefeito do município de Apuí, Marcos Lise, era presidente da Câmara da cidade em 2012. Dez anos depois, ele destaca os resultados da parceria com a Aleam. “Essa parceria através do CCoti foi muito importante. A Lei Orgânica do Apuí e o regimento interno da Câmara estavam sem revisão desde 1989. Quero agradecer ao deputado Ricardo e a todos os deputados que aprovaram a criação do CCoti à época. Para nós do Apuí, foi uma colaboração muito importante”, disse.

A atual diretora do CCoti, Eliane Ferreira, destacou que as ações fortalecem o papel social das câmaras municipais. “O deputado Ricardo Nicolau teve a visão de criar o Centro de Cooperação Técnica do Interior. Isso demostra que ele tem compromisso com a população do estado. O CCoti fortalece as câmaras e os vereadores”, ressalta.

 

Sobre o CCoti

Desde fevereiro de 2012, o CCoti presta serviços de assessoria técnica a todos os 61 legislativos e executivos municipais, o que inclui a atualização de Leis Orgânicas e Regimentos Internos, além da realização de cursos de capacitação sobre temas administrativos e legislativos. Somente no primeiro ano de funcionamento, o programa capacitou mais de 1,7 mil pessoas, entre vereadores e servidores públicos do interior.

Thiago Barros (SRTE/AM 667) | 92 98153 7004
Daniel Jordano (SRTE/AM 518) | 92 98828 5194
Gabinete | 92 3183 4419