NOTÍCIAS

Medalha Ruy Araújo e Título de Cidadão do Amazonas são concedidos ao médico Anoar Samad

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.mar.2022 11:03h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia do Estado do Amazonas (Aleam) entregou, nesta segunda-feira (7), a Medalha Ruy Araújo e o título de Cidadão do Amazonas ao médico e atual Secretário de Estado de Saúde, Anoar Abdul Samad. De autoria do deputado Dr. Gomes (PSC), a proposição foi aprovada em novembro do ano passado por unanimidade pelos deputados e deputadas estaduais.

Dr. Gomes relembrou dos tempos em que era colega do curso de medicina do homenageado e justificou a iniciativa por Anoar Samad morar há quase 30 anos em Manaus, além de desenvolver atividades e ter constituído família no Amazonas. “Vendo a vida do cidadão Anoar Samad, voltada ao cuidado com a família amazonense, propus o título de cidadão amazonense e também a medalha Ruy Araújo, que é uma honraria concedida a qualquer pessoa que tenha relevantes serviços prestados ao povo do Amazonas”, afirmou.

Representando a Aleam, o deputado Tony Medeiros (PSD) parabenizou o homenageado pelos avanços profissionais conquistados na medicina e também pelos serviços prestados ao Amazonas. “Foi justamente na gestão de Samad, que o Governo do Estado começou a implantar unidades de tratamento de alta complexidade no interior. Nós reconhecemos com essa homenagem o grande médico, o homem público e o ser humano Anoar Samad”, parabenizou.

O deputado Serafim Corrêa (PSD) falou, de forma remota, da satisfação de homenagear uma pessoa que tem dedicado a vida a servir às boas causas. “Quero cumprimentar o Dr. Anoar Samad por este feito inédito e histórico por essas duas homenagens”, finalizou.

Anoar Abdul Samad subiu à tribuna do plenário da Assembleia e fez um  panorama de sua trajetória pessoal e profissional. “Quero que os amazonenses contem comigo e com a equipe maravilhosa que a secretaria de Saúde tem. Sempre me considerei amazonense de coração e hoje sou amazonense no papel”, disse emocionado.

Estiveram presentes à cerimônia o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), que presidiu a Sessão, além dos deputados Belarmino Lins (Progressistas), Abdala Fraxe (Podemos), Delegado Péricles (PSL), Felipe Souza (Patriota) e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD), representando a Câmara Federal, a secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, secretário de Estado da Casa Militar, coronel Fabiano Bó, entre outros.

 

Biografia

Com 57 anos, casado e pai de dois filhos, Anoar Samad possui quase 30 anos de experiência na área de saúde, com reconhecimento nacional e internacional pela sua atuação na especialidade de urologia no Amazonas. Nascido em Belo Horizonte, vive em Manaus desde os 12 anos de idade. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), fez residência em urologia e cursou especializações na área na Espanha, Bélgica e Estados Unidos.

O médico também foi professor nos cursos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atuou por 16 anos como especialista na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), tendo exercido o cargo de diretor de ensino e pesquisa.