NOTÍCIAS

Dermilson Chagas comemora 52 anos do bairro Japiim com passeio na Lagoa e serenata com moradores

Por Assessoria de Comunicação

31.mar.2022 15:18h
img
Foto: Márcio James

Na manhã desta quinta-feira (31/3), o deputado Dermilson Chagas (Podemos) fez uma homenagem ao bairro Japiim, localizado na zona sul de Manaus, onde residiu por mais de 30 anos. O parlamentar fez uma caminhada na Lagoa do Japiim e gravou um vídeo em homenagem aos 52 anos do bairro.

“Estamos aqui para festejar os 52 anos do Japiim. Aqui, eu nasci, fiz minhas amizades, aqui vivi boa parte da minha vida e aqui estão os meus amigos e as melhores recordações dessa maravilhosa convivência no campo de futebol, nas quadras. Aqui está uma boa parte de mim e alguns membros da minha família continuam a residir neste bairro maravilhoso. Por isso, eu desejo um feliz aniversário para esse bairro que todos nós amamos”, elogiou o parlamentar.

O deputado Dermilson Chagas também participou, na noite de ontem (quarta-feira, 30/3), de um evento tradicional do bairro, intitulado Serenata Canta Japiim, que é realizada há mais de 20 anos pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva (Arcude), em frente ao bar da Ciganinha.

O parlamentar explica que a Serenata Canta Japiim reúne não só ex-moradores e moradores do bairro, mas todas as pessoas que se consideram amigos do local. O lema dos membros da Arcude é “Eu saí do Japiim, mas o Japiim não saiu de mim”.

“Para mim, é uma grande satisfação reencontrar pessoas que cresceram na mesma época que eu e de vê-las tão bem na vida. Hoje, muitos dos meus vizinhos do bairro são professores, advogados, empresários, médicos e assistentes sociais. É maravilhoso ver que a maioria das pessoas está seguindo carreiras bem-sucedidas e o mais maravilhoso é que o Japiim foi o começo de tudo, pois foi aqui que estudamos, crescemos e nos preparamos para sermos o que somos hoje”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

O Japiim foi fundado em 31 de março de 1969 durante o processo de implementação do Parque Industrial de Manaus, porém só foi inaugurado em 1970, quando as primeiras residências do conjunto foram entregues. O bairro surgiu com o nome de conjunto residencial 31 de Março e foi construído pela antiga Companhia Habitacional do Amazonas (Cohabam). O nome 31 de Março foi escolhido para homenagear a data da revolução de 1964.

O bairro ocupa uma área de 420.00 hectares e seu nome se originou da espécie de pássaro Japiim, que, na época, era comum na área, pois, nas proximidades do bairro, havia fragmentos de floresta preservados. Como o pássaro foi alvo de caça predatória, a espécie acabou sumindo da região.

O bairro proporciona diversos benefícios para os moradores, pois conta com uma diversidade de comércios, com lojas, bares, restaurantes, padarias, além de empresas, escolas, igrejas, bancos, unidades hospitalares, casas de shows e eventos, shopping center, supermercados atacadistas e de varejo etc., por isso tem importante papel na economia do bairro e da cidade.

 

 

 

COORDENAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA