NOTÍCIAS

Presidente do TRF 1ª Região recebe Medalha Ruy Araújo e Título de Cidadão do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

04.abr.2022 14:25h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira (4), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Solene de outorga da Medalha Ruy Araújo e a entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao Desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes, Presidente do Tribunal Regional Federal (TRF 1ª Região).

A condecoração da Medalha Ruy Araújo foi proposta pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB) e a entrega do Título de Cidadão do Amazonas pelo primeiro vice-presidente da Aleam, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV).

Durante a solenidade, o deputado Carlinhos Bessa, que presidiu a Sessão, destacou a atuação do Desembargador do TRF 1ª Região, que tem demonstrado grande sensibilidade aos anseios do povo do Amazonas.

“O Dr. I’talo Fioravanti tem sido autor de relevantes decisões em prol do povo do Amazonas. Sua atuação garantiu o envio de vacinas contra a Covid-19 ao interior, que havia sido barrada pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária. Além disso, ainda na questão de saúde, permitiu que o Governo do Amazonas requisitasse leitos clínicos e de UTI para pacientes com Covid-19 em hospitais privados, garantindo atendimento à população e desafogando o sistema de saúde que se encontrava colapsado”, destacou.

No tocante a outras decisões benéficas para o Amazonas, o parlamentar enfatizou mais uma decisão de grande relevância e que faz jus à homenagem proposta.

“O Desembargador também manteve a suspensão da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no momento da pandemia, visando resguardar os candidatos naquele momento e garantir igualdade aos participantes com o resto do país. O homenageado é uma pessoa que marca sua vida no Estado do Amazonas por meio do comprometimento com os princípios que fundamentam nosso ordenamento jurídico, pautando sua carreira profissional na ética e na dedicação ao nosso povo e na garantia dos direitos”, enfatizou Bessa.

Durante seu discurso, o desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes, agradeceu a homenagem e fez uma recordação de sua infância.

“Sinto-me extremamente honrado com essa dupla homenagem, que jamais poderia esperar receber. Na minha infância, imaginava como seria o Amazonas. Hoje, vejo que esse estado, assim como todos os outros fronteiriços, tem como papel principal assegurar e manter a presença nacional. Aqui começa o Brasil. O Brasil também é norte. Recebo com o coração aberto essa homenagem, mas nada fiz além do meu dever. Recebo como benevolência do povo amazonense. Reconheço o suor que o povo amazonense derrama todos os dias, para lutar, para comer…”, iniciou.

Ainda durante o pronunciamento, Mendes destacou a importância do Amazonas para o resto do país. “O Amazonas tem um grande futuro, que vai muito além dos ciclos econômicos que passou. O Amazonas não é só o pulmão do Brasil e do mundo, é o coração do Brasil. Tudo isso faz parte desse Brasil. O TRF jamais será infenso sobre isso. O Amazonas, na bandeira do TRF, é uma estrela brilhante. Todos nós, magistrados, reconhecemos a importância e o símbolo do Amazonas para o Brasil e para o mundo. O meu respeito ao Amazonas e ao seu povo. Sofri como poucos quando vi o sofrimento do povo do Amazonas durante a pandemia, porque vi meus irmãos sofrendo. Agora, me regozijo com a libertação dessa pandemia. Só posso desejar para o Amazonas e para o nosso povo, que agora me considero amazonense de direito, as bênçãos de Deus”, concluiu.

Também participaram da Sessão Solene os deputados estaduais Sinésio Campos (PT) e Abdala Fraxe (Podemos).

 

Perfil Profissional

O desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes é natural de Diamantino (MT), Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), Mestrado e Doutorado em Direito pela mesma conceituada Universidade. Obteve o título de Pós-Doutor pela Fundación General da la USAL (Universidade de Salamanca – Espanha).

Foi nomeado Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região por meio do Decreto Presidencial de 10/07/1998, com posse e exercício desde o dia 07 de agosto de 1998. Tendo atuado em inúmeros postos de grande relevância para o egrégio TRF 1ª Região. Preside o Tribunal Regional Federal da 1ª região desde 17 de abril de 2020, integrando, também, o Corpo Docente da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).

Atualmente é professor na Universidade de Brasília, onde leciona a disciplina Teoria Geral do Processo. Tem experiência nas áreas de Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.