NOTÍCIAS

Presidente Roberto Cidade prestigia solenidade de posse de Luis Fabian como conselheiro do TCE-AM

Por Assessoria de Comunicação

05.abr.2022 15:41h
img
Foto: Herick Pereira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Roberto Cidade (UB) participou nesta terça-feira (5), da solenidade de posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Luis Fabian Pereira Barbosa. O novo membro da corte de contas do Estado foi nomeado pelo governador Wilson Lima (UB) após ter o nome aprovado, por unanimidade, pelos deputados da Aleam.

“Hoje foi um dia de muita festa, mas acima de tudo de muita responsabilidade com os recursos públicos. Fabian é uma pessoa competente e que com certeza vai valorizar o papel que todos os deputados deram para ele, que é vir para o TCE e fazer o seu trabalho de fiscalizar os recursos públicos e representar essa corte de forma belíssima. Fez um discurso que emocionou todos da plateia e nós, que estávamos compondo a mesa. Fico muito feliz, fico muito otimista. Quem ganha é a população do Estado do Amazonas”, afirmou.

O novo conselheiro, na abertura do seu discurso, agradeceu ao presidente da Aleam pela condução de todo o processo que resultou na escolha de seu nome. “Agradeço, em nome do presidente Roberto Cidade, à Aleam que conduziu com a necessária seriedade e brilhantismo ímpar todo o processo que culminou com a indicação do meu nome para esta Corte”, falou.

 

Empossado

O conselheiro-presidente Érico Desterro, após empossar o novo integrante do colegiado destacou a carreira pública de Luis Fabian que substitui o então decano da Corte de Contas, o agora conselheiro-aposentado Julio Cabral.

“O conselheiro Julio Cabral prestou um imenso serviço ao estado do Amazonas e ao TCE. É uma pessoa que ficará marcada na história da Corte de Contas, que agora recebe a entrada de um jovem conselheiro, o Luis Fabian, que vem a acrescer com seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do Tribunal. Desejo que ele preste um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, disse o conselheiro-presidente do TCE-AM.

Ao assinar o termo de posse, o conselheiro Luis Fabian falou sobre a honraria do cargo e destacou sua experiência à frente de diversos órgãos da administração pública. “Minha atuação no TCE será sempre moldada pelos valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a constituição, assumo hoje esse compromisso perante meus pares e a sociedade. Os últimos 15 anos em que estive à frente de várias pastas, enquanto ordenador de despesas, certamente me legitimam para estar aqui nesse momento. Eu penso que o mais importante enquanto julgador de contas é orientar. Creio que o trabalho do TCE na formação e orientação desses gestores é fundamental para o bom uso da coisa pública”, disse o conselheiro Luis Fabian Barbosa.

Também estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Wilson Lima (UB), prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o desembargador João Abdala Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o deputado federal Alberto Neto (PL), o defensor público-geral Ricardo Queiroz de Paiva, Jean Cleuter, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), entre outros.

 

Trajetória

Na área do Direito, Luis Fabian Pereira Barbosa é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, além de ser professor da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também atua como presidente da Diretoria Executiva do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU/Manaus).

Tem experiência consolidada nas áreas de gestão empresarial, administração pública e consultoria jurídica, bem como no magistério do Direito Administrativo, Financeiro e Tributário. Dedica sua carreira, há 15 anos, à gestão pública e privada da Educação.