NOTÍCIAS

Sessão Plenária da Aleam tem críticas ao Governo Federal sobre ações contra Zona Franca

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.abr.2022 15:16h
img
Foto: Danilo Mello

A Sessão Plenária, desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), teve variados tema nos discursos dos parlamentares, que trataram desde economia, com as constantes ameaças ao modelo Zona Franca,  até preocupações ambientais  com as fortes chuvas, que assolaram o  Estado nos últimos dias.

Em seu pronunciamento, o deputado Serafim Corrêa (PSB) voltou a falar sobre as medidas do Governo Federal, que ameaçam o modelo da Zona Franca. Ele disse que está cada vez mais clara a intenção do Governo Federal, em prejudicar o único modelo de desenvolvimento que deu certo na Amazônia, em 50 anos.

“Primeiro houve a promessa que a redução do IPI não afetaria a Zona Franca. Isso não foi cumprido e, ainda prorrogaram o decreto por mais 30 dias. Agora começa a cair a máscara e vemos qual é o real objetivo do Governo com a Zona Franca”, afirmou. Serafim ainda ressaltou que, mesmo com a expressiva votação em Manaus, que ajudou a eleger Jair Bolsonaro (PL), não votou nele, assim como também não concordou com a outorga do Título de Cidadão do Amazonas ao presidente pela Aleam no  ano passado.

As chuvas que assolaram vários municípios do Amazonas voltaram a entrar em pauta, na Sessão desta quinta. O deputado Tony Medeiros (PL) relatou a visita ao município de Parintins (distante a 369 km de Manaus). “Com as chuvas intensas, tivemos mais de mil desabrigados, segundo a Defesa Civil dos Bombeiros, além de perdas materiais. Parte da orla do município desabou e o que é mais preocupante é que a temporada de chuvas dura até o fim o mês de junho”, afirmou.

O parlamentar tratou ainda sobre a regularização fundiária. “A regularização e o licenciamento ambiental atingem em cheio o setor primário. O certo seria a Superintendência da Zona Franca doar terras para os produtores familiares que podem fazê-las produtivas.”, sugeriu.

 

Transtorno de Espectro Autista 

Durante seu discurso, a deputada Therezinha Ruiz (PL) falou sobre o mês de conscientização do Transtorno de Espectro Autista (TEA). Ela destacou a Lei Ordinária nº 5.590 de sua autoria, que trata sobre a inclusão na cédula de identidade a informação sobre a condição de “pessoa com transtorno do espectro autista”. Além disso, também parabenizou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a titular da pasta, Kuka Chaves, pela oferta de oferta de cursos de pós-graduação para professores da rede pública estadual e municipal. “Serão 15 mil vagas de pós-graduação para professores do estado e do município”, elogiou.

 

Dia do jornalista

Em Comunicado de Liderança. o deputado  Serafim Corrêa parabenizou os jornalistas da Assembleia pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado na data de hoje. Comentando o comunicado de liderança, a deputada Therezinha, que no momento presidia a Sessão, destacou a importância dos profissionais para a divulgação do trabalho parlamentar. O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) salientou a importância da figura dos jornalistas  para a manutenção da democracia e a liberdade de expressão.