NOTÍCIAS

Wilker Barreto revela que enfermeiros que atuam nas UTIs do Amazonas não recebem salários há três meses

Por Dayson Valente

05.mai.2022 9:44h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) denunciou nesta quarta-feira, 4, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que 274 enfermeiros intensivistas da rede estadual pública de saúde do Estado estão há três meses sem receber. Os profissionais são contratados do IETI – Instituto de Enfermeiros Intensivistas do Amazonas S/S Ltda, onde prestam serviços de enfermagem em terapia intensiva em 14 unidades de saúde do Amazonas.

Em seu pronunciamento na tribuna, Wilker revelou que o IETI não tem previsão para regularização dos salários em atraso, tendo em vista que os últimos pagamentos realizados pelo Executivo foram referentes às competências de novembro de 2021.

“Tem coisa que mais machuca uma mãe ou pai de família do que chegar no fim do mês e não ter o seu digno salário na conta? São mais de 200 enfermeiros que estão há três meses sem receber, imagina se 10% não conseguirem dinheiro para ir trabalhar, são vinte enfermeiros a menos nas UTIs. Imagina o caos que fica, é uma maldade sem precedentes”, lamentou o deputado.

Para Barreto, o atraso no pagamento de salários de enfermeiros intensivistas tem afetado a saúde mental dos profissionais, atuantes nas UTIs do Estado com as seguintes especialidades: neonatologia, neonatologia cardiológica, pediátrica, adulta e maternidade.

“Como deve estar o psicológico desses trabalhadores que estão emprestando dinheiro para trabalhar, mesmo sabendo que seus filhos não têm o que comer em casa. Quando uma enfermeira não consegue ir trabalhar, a ausência da profissional na UTI acumula o trabalho e aumenta o risco do erro no procedimento, isso é grave”, frisou Wilker, que após expor o problema na tribuna, teve como resposta que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estará liberando os pagamentos atrasados a partir desta quarta-feira.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351