NOTÍCIAS

Aleam recebe o 1º Encontro das Comissões de Saúde das Assembleias do país

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.mai.2022 9:10h
img
Foto: Danilo Mello

Com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas à saúde e realizar a troca de experiências positivas para melhoria da rede pública de saúde aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o 1º Encontro das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas da Amazônia Legal(Ecoam).

O Ecoam foi promovido pela Secretaria de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida pela deputadal Dra. Mayara (Republicanos-AM), juntamente com a Associação do Parlamento Amazônico, presidida pela deputada Edna Auzier (PSD-AP).

A abertura do evento foi realizada pelo deputado Adjuto Afonso (UB), que destacou a iniciativa. Ainda durante a abertura, a deputada Dra. Mayara agradeceu o comparecimento de todos e destacou a importância dos temas abordados. Ela pediu reflexão sobre a questão dos percentuais dos recursos de alta e média complexidade da saúde.

“Um dos pontos principais que devemos discutir é como aumentar o teto dos investimentos em saúde e também sobre a questão da regionalização da saúde, por meio do aumento do Teto MAC (Sistema de Controle de Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade) para o Norte”, acentuou.

A deputada Mayara também falou da necessidade que os valores do Teto MAC destinados aos serviços de assistência a média e alta complexidade sejam reajustados.

O vice-presidente da Unale, Gabriel Picanço, enfatizou que, enquanto parlamentar, seu dever, como o de todos, é lutar pela Amazônia. “Queremos que o Governo Federal tenha um olhar diferenciado à região. Esperamos que esse encontro seja proveitoso para nossa população”, resumiu.

Ao se pronunciar, Érica Auzier, presidente do Parlamento Amazônico, destacou que a pauta discutida no evento é extremamente importante.
Parabenizou ainda o encontro inédito entre Unale e Parlamento Amazônico. “É necessária união pelo bem dos nossos estados e levar soluções,a partir do que discutirmos”, citou.

Palestra

Durante sua palestra, a deputada Mayara destacou que um dos principais desafios é a regionalização da saúde. Lembrou que em 2019 o IBGE mostrou que a expectativa de vida da população da Amazônia Legal é 2.6 menor em relação ao Brasil. Ela lembrou ainda sua constante luta pela saúde do estado e enfatizou seus inúmeros Projetos e Leis direcionados à área.

Os deputados também abordaram a constante falta de medicamentos no Sustema Único de Saúde (SUS).

Ao final do evento, os parlamentares assinaram uma carta de intenção da Amazônia Legal destinada ao Ministro da Saúde solicitando o aumento do Teto MAC à região Norte.