NOTÍCIAS

Presidente da Aleam, Roberto Cidade parabeniza nova Legislatura do Parlamento Jovem

Por Assessoria de Comunicação

02.jun.2022 15:56h
img
Foto: Chamel Flores

Com o intuito de fomentar a vivência do Legislativo e o pensamento crítico na formação de uma consciência cívica, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deu posse nesta quinta-feira (2), à 14ª Legislatura do Parlamento Jovem. Pela primeira vez, dois estudantes estrangeiros – um venezuelano e uma haitiana – fizeram parte do grupo.

Uma delas é a jovem Anne Yousebecca Louis, 15 anos, estudante do 9º ano da Escola Estadual Antônio Bittencourt, Glória, zona Oeste, representante do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), que chegou a ser cogitada para concorrer à presidência do Parlamento Jovem.

“A Anne tinha a simpatia dos demais membros, mas por ela não ter a nacionalidade brasileira não pôde concorrer à presidência. Ela assumiu como secretária-geral da Mesa Diretora e isso, com certeza, também será ótimo na construção da identidade dela enquanto parlamentar. Parabenizo a todos que quiseram estar conosco nesse programa, que se interessaram pelas formações e que hoje vivem mais uma etapa na construção de uma consciência cidadã, na formação de uma sociedade melhor. Eu, como presidente da Assembleia, dou as boas-vindas e desejo muito sucesso no mandado de cada um de vocês nesta que é a Casa Mãe das leis no estado do Amazonas”, parabenizou Cidade.

Fascinada com a atividade parlamentar, nem mesmo o fato de não poder ter concorrido à presidência diminuiu o entusiasmo de Anne em fazer parte do programa. Segundo ela, o Parlamento Jovem tem proporcionado palestras incríveis, dúvidas dirimidas e novas perspectivas sobre o entendimento do que é a política e as funções do parlamentar.

“Quero muito que outras pessoas sejam alcançadas por esse projeto, que seja conhecido pelo Brasil porque ajuda o adolescente a se entender, a se posicionar. Me sinto empoderada. Sou mulher, negra e a primeira haitiana a participar desse projeto. Fiquei muito honrada. Espero conseguir levar isso para muitas outras pessoas, principalmente para a minha escola, levar para longe o nome do espaço de cidadania.  Agradeço muito pela oportunidade dessa vivência”, afirmou.

Depois de seis anos, o Parlamento Jovem voltou a contar com representantes do interior do Estado, com alunos dos municípios de Manacapuru, Parintins, Iranduba e Presidente Figueiredo.

 

O programa

Realizado anualmente, o Programa Parlamento Jovem foi criado pela Aleam, por meio da Resolução Legislativa nº 375/05 e instituído no ano de 2008, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.