NOTÍCIAS

Teste do pezinho ampliado é lei do deputado Felipe Souza

Por Assessoria de Comunicação

06.jun.2022 13:01h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em fevereiro de 2021 se tornou lei no Amazonas a realização gratuita e obrigatória do Exame de Triagem Neonatal Biológica (Teste do Pezinho). O teste, que já era importante, ficou ainda mais. O diagnóstico precoce de doenças identificadas através dele possibilita o devido tratamento e promove saúde e qualidade de vida ao bebê, prevenindo sequelas graves e até mesmo a morte.

Antes, o Sistema Único de Saúde (SUS) detectava apenas seis doenças por meio do teste do pezinho. A nova lei, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota) estabeleceu a ampliação do exame. Ou seja, os estabelecimentos de atenção à saúde da gestante ou que preste serviço de saúde infantil, público e particular, agora terão que rastrear, gratuitamente, mais nove doenças.

A Lei n° 5.402, ressalta que a coleta de amostra para a realização do exame deve ocorrer entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, e que um sistema único informatizado, deve assegurar a busca dos bebês não submetidos ao exame de triagem neonatal biológica gratuito.

“Essa lei surgiu a partir de uma preocupação quanto à demora, por exemplo, na entrega do teste do pezinho pela rede de saúde pública do estado. Um exame de extrema importância, capaz de identificar complicações como, atrasos neuropsicomotores e mentais, mas que tem levado um tempo muito grande para ser entregue à família do bebê. Esse atraso prejudicava no tratamento, o que comprometia bastante a saúde das crianças”, justificou Felipe.

O exame faz um diagnóstico precoce de diversas doenças, e permite, em tempo hábil, o adequado tratamento a fim de evitar e prevenir futuras sequelas. É uma medida essencial para reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das crianças A lista do teste ampliado pode chegar a 53 patologias identificadas a partir daquela mesma furadinha no pezinho do bebê.

Confira alguns exemplos de doenças que podem ser identificadas e prevenidas:

– Doença falciforme e outras hemoglobinopatias (atinge os glóbulos vermelhos e os deforma).

– Deficiência de biotinidase (falta da vitamina biotina, que pode causar convulsões, fraqueza muscular, queda de cabelo, baixa imunidade e alta acidez no sangue).

– Enilcetonúria (pode prejudicar a capacidade cognitiva e resultar em retardo mental).

– Fibrose cística (pode causar a obstrução ileomeconial, doença que afeta o intestino delgado).