NOTÍCIAS

50 anos de fundação da Procuradoria Geral do Estado são comemorados na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.nov.2022 13:05h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta sexta-feira (25), Sessão Especial em homenagem aos 50 anos de fundação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), iniciativa do deputado Abdala Fraxe (Avante). Na ocasião, foi entregue uma placa comemorativa simbolizando a excelência do trabalho realizado pelo órgão.

“O trabalho que a PGE tem desenvolvido nos últimos 50 anos é digno de aplausos. O Amazonas seria muito diferente se não fosse a atuação firme e consistente de todos os procuradores e procuradoras, que labutam em prol da defesa de nosso estado. Foi por isso que nós resolvemos pedir essa Sessão Especial para parabenizar essa instituição, principalmente no que tange à defesa de nosso Polo Industrial”, afirmou o autor da propositura, deputado Abdala Fraxe.

Rafael Lins Bertazzo, chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, agradeceu à PGE pela defesa que tem realizado em prol do Amazonas. “É compromisso da PGE a defesa institucional, principalmente dos benefícios trazidos pela Zona Franca, que manteve mais de 90% da nossa floresta preservada”, afirmou.

Tadeu de Souza, procurador da PGE e vice-governador eleito, falou de sua emoção ao representar os ex-procuradores gerais e relembrou um pouco da história do órgão. “Celebrar os 50 anos da PGE é honrar e consignar gratidão a todos que idealizaram e construíram a instituição”, disse.

Por fim, o procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno, subiu à tribuna para exaltar a relevância do papel realizado pelo órgão estadual, além de ressaltar o trabalho das diversas procuradorias dentro da instituição, como as Procuradorias Administrativa, Militar, da Saúde, além da colaboração dos demais funcionários. “O trabalho de Procurador-Geral é impossível de ser realizado sem a ajuda de procuradores, servidores, estagiários e demais profissionais que lá trabalham”, ressaltou.

Estiveram presentes à solenidade Giordano Bruno Costa da Cruz, Procurador-Geral do Estado; Rafael Lins Bertazzo, chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus; Aldenor de Souza Rabelo, presidente da Associação dos Procuradores do Amazonas; Tadeu de Souza, vice-governador eleito; Alcian Pereira de Souza, diretor da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas; Coronel QOPM Franciney Machado Bó, corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas e Carlos Alberto Ramos Filho, coordenador de Comissões, representante da OAB-AM, além de procuradores estaduais, municipais e demais autoridades.

A PGE-AM é o escritório de advocacia da administração pública estadual e exerce, como instituição permanente, a missão de orientar a condução de processos administrativos e representar a Fazenda Pública nos processos judiciais.