NOTÍCIAS

Aleam realiza Cessão de Tempo à Associação dos Pacientes de Esclerose Múltipla do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

11.nov.2021 16:04h
img
Foto: Divulgação Dicom

Os representantes da Associação dos Pacientes de Esclerose Múltipla do Amazonas (ABEM), Rosa Maria Marques e Roberto Lisboa Pimenta, participaram de Cessão de Tempo solicitada pelo deputado Wilker Barreto, nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Eles usaram a tribuna da Casa Legislativa para denunciar que o Poder Executivo não está fornecendo a medicação indicada para o tratamento dos pacientes que sofrem com a doença. “É revoltante o descaso como o governo trata a saúde pública”, declarou.

A outra representante da ABEM, Rosa Maria, explicou que alguns medicamentos são disponibilizados pela rede pública, porém, depois de algum tempo é preciso mudança de tratamento, em razão do avanço da doença. A partir daí, segundo ela, o Estado alega que não tem obrigação de fornecer os novos fármacos, por não constar na lista de medicamentos essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante dessa negativa, esclareceu Roberto Pimenta, os pacientes recorrem ao Poder Judiciário que determina que o Estado forneça os medicamentos. Porém, ele enfatiza que o Executivo recorre da decisão judicial e desta maneira os pacientes ficam sem acesso ao tratamento. “É humilhante essa situação, porque a Secretaria de Saúde tem dinheiro para comprar remédios”, disse Pimenta, pedindo que o Poder Legislativo apoie as pessoas portadoras de Esclerose Múltipla.