NOTÍCIAS

Juiz Flávio Henrique Albuquerque é o mais novo Cidadão do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

12.nov.2021 13:56h
img
Foto: Divulgação Dicom

A atuação e o comprometimento profissional do juiz de Direito Flávio Henrique Albuquerque de Freitas foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que realizou a outorga do Título de Cidadão Amazonense ao magistrado. A homenagem teve iniciativa dos deputados João Luiz (Republicanos) e Wilker Barreto (sem partido), e aconteceu durante Sessão Especial, presidida pelo deputado Delegado Péricles (PSL), com as presenças de diversas autoridades e familiares do homenageado.

“Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento”. Com essa frase do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln, o deputado João Luiz iniciou seu pronunciamento, falando sobre a dedicação e empenho do juiz Flávio Henrique na promoção, não apenas da aplicação das leis, mas no seu comprometimento na construção de uma sociedade melhor.

Citando ações como campanhas para o reconhecimento de paternidade sócio-afetivas, promoção de aulas de alfabetização de presos e audiências de conciliação em escolas públicas, promovidas pelo magistrado em municípios como Itamarati e Guajará – Comarcas comandadas por Flávio Henrique Albuquerque – o deputado João Luiz afirmou que a vontade de ajudar a população, especialmente a do interior, vem da sensibilidade do juiz em se propor a conhecer as necessidades e dores dos agora seus conterrâneos.

“Mais que uma honraria, mais que uma peça decorativa, aqui está o símbolo do reconhecimento e gratidão do povo do Amazonas ao seu esforço”, declarou João Luiz, ao realizar a entrega do Título de Cidadão ao juiz Flávio Henrique, juntamente com os deputados Wilker Barreto e Delegado Péricles.

O deputado Wilker Barreto falou em nome do Poder Legislativo, informando que atualmente Flávio Henrique é o juiz titular da Vara Especializada em Crimes de Trânsito, exercendo ainda a função de auxiliar na Vara de Auditoria Militar e o cargo de coordenador da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Neste último, destacou o parlamentar, o homenageado atua como protagonista na formação e aperfeiçoamento do ensino dos magistrados brasileiros, de modo que esses profissionais possam ser agentes transformadores da sociedade e responsáveis pela Justiça do país. “Sobram razões para essa homenagem”, declarou Barreto, complementando que o dia era para agradecer “por tudo que o mais novo amazonense fez, e continuará fazendo pelo fortalecimento do nosso povo”.

 

Homenageado

“Os deputados disseram que eu escolhi o Amazonas, mas eu digo que o Amazonas me escolheu”, afirmou Flávio Henrique bastante emocionado. Natural do estado de Roraima (RR), o juiz fez um balanço de sua trajetória profissional, desde a atuação como Procurador Federal em Minas Gerais (MG) até as ações como titular de Comarcas e Varas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

“Recebo esse Título com humildade e gratidão”, disse, complementando que não se julga merecedor da honraria, pois tem consciência de que o caminho que traçou até esse momento teve a ajuda de diversos profissionais, e também da sua missão como operador do direito, que é promover a justiça.