NOTÍCIAS

Wilker pede que Governo recrie a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por Assessoria

14.ago.2021 7:54h
img
Foto: Dircom

Um dos grandes defensores dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs) na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Wilker Barreto indicou, por meio de requerimento, que o Governo do Amazonas recrie a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped) na estrutura do Executivo estadual. Extinta em 2019, após reforma administrativa do Estado, a pasta foi incorporada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), causando insatisfação da classe e de grupos que lutam pela causa.

Para o parlamentar, a efetivação da Seped na máquina pública é fundamental para assegurar os direitos das pessoas com deficiência, além de permitir a participação da secretaria no orçamento do Governo.

“Hoje, no governo Wilson Lima, a pessoa com deficiência é tratada num puxadinho, sem status de secretaria. Nós precisamos que o governo recrie a secretaria de Pessoa com Deficiência, mas não é recriar somente no papel não, é aportar com recursos para que eles tenham a sua dignidade garantida em lei”, afirmou Wilker, em Sessão Ordinária da última quarta-feira, 11.

Barreto solicitou, também, que a Casa Legislativa tenha mais ações de políticas públicas em prol dos PCDs. “O papel desta Casa é definir as políticas públicas, nós temos que trabalhar o macro. Garantir a cidadania às Pessoas com Deficiência é política pública praticada por aquele que é detentor da execução do orçamento. Por isso, a volta da secretaria do PCD é fundamental para darmos uma resposta para que a sociedade tenha direito à participação no orçamento”, destacou o parlamentar.