NOTÍCIAS

Dra. Mayara participa da soltura de mais de 700 quelônios na Comunidade Lago Preto

Por Assessoria de Comunicação

28.mar.2022 23:14h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), esteve na Comunidade Lago Preto, zona rural do município de Careiro Castanho (distante 100 Km de Manaus), para participar da soltura de 715 quelônios. O evento realizado no domingo (27), faz parte da implementação do Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo a parlamentar, o projeto é de suma importância para toda a comunidade e, principalmente, para as crianças, que são conscientizadas e orientadas para cuidarem do meio ambiente e dos animais.

“Estou muito feliz por estar na Comunidade Lago Preto, é a segunda vez que participo e é muito bom estar mais próximo, ser acolhida e poder ver tantas crianças envolvidas nesse projeto. Isso é pensar no futuro, é conscientizar”, declarou Mayara.

A deputada parabenizou os coordenadores pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.

“Sei que não é fácil trazer esse tipo de projeto e quero parabenizar ao Marcos, Ronaldo, Abraão, aos que tiveram a iniciativa de ir até a UFAM solicitar a implementação e a toda equipe técnica envolvida nesse processo. Infelizmente, existem muitos projetos, que assim como esse não são conhecidos. Seria ótimo se muitos soubessem o quanto isso é importante para toda a sociedade”, afirmou Mayara.

De acordo com o professor Paulo César Machado Andrade, coordenador Geral do Projeto Pé-de-Pincha, da UFAM e que está na equipe há 23 anos, o objetivo é ajudar as comunidades, trazendo conhecimento e capacitação para que os próprios moradores realizem o trabalho de proteção.

“Eles solicitam o apoio e a gente trás o conhecimento. Ensinamos a proteger os tracajás, cuidar por um tempo e depois devolver para a natureza com a ideia de repovoar lagos e rios da região. Eles precisam entender que cada bichinho desse leva sete anos para reproduzir a primeira vez, e isso é muito tempo. Devido à pesca e a presença de predadores naturais, nem todos que soltamos sobrevivem. Se não houver ajuda, a natureza sozinha não aguenta”, explicou o coordenador.

Para Marcos Paulo, fundador do Projeto na Comunidade Lago Preto, realizar a soltura dos quelônios faz parte de um sonho.

“Há muito tempo tentamos trazer esse projeto pra comunidade e agora estamos com 2 anos de implementação. Tínhamos um sonho e hoje ele é realidade. Quando começamos soltamos 200 filhotes e nessa segunda vez o número aumentou para 715. Isso é emocionante demais. Só tenho a agradecer ao professor Paulo, encarregado pelo projeto e dizer que é um prazer receber a deputada Mayara em nossa comunidade”, afirmou Marcos Paulo.

Dra. Mayara declarou apoio ao projeto e colocou seu mandato à disposição da UFAM e da Comunidade.

“Valorizo o trabalho acadêmico e projetos com embasamento e retorno tão importante como esse. Por isso, mais uma vez, coloco meu mandato à disposição da UFAM, da Comunidade Lago Preto, enfatizando que esse é o papel que eu exerço, o de apoiar e representar a voz de vocês”, finalizou Dra. Mayara.