NOTÍCIAS

Lançamento de livro encerra programação do mês da mulher, na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mar.2022 14:52h
img
Foto: Alberto César Araújo

O lançamento do livro “O outro lado – A Face da Violência Conjugal contra a Mulher na Cidade de Manaus”, da autora Aline Petraça, encerrou, nesta quinta-feira (30), a programação da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (CMFI) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), neste mês de março.

Para o presidente da Aleam, deputado, Roberto Cidade, o mês de março vai além de celebrar as mulheres, o que já é muito importante. “Temos que aproveitar a data para a conscientização sobre a violência, que infelizmente, ainda sofrem. A Casa sempre dará apoio e espaço a eventos que tenham essa pauta, pois como homens públicos temos que tomar posicionamento”, destacou.

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão, explicou que as atividades do mês de março estão sendo encerrados, porém as ações direcionadas, realizadas pela Comissão continuam.

Sobre o livro, destacou a importância da obra, não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade. “Agradecemos o empenho pelo trabalho realizado, pois não é fácil tratar desse assunto, que afeta a todos, não somente a mulher que é vítima de violência”, enfatizou.

Ruiz falou ainda da necessidade de buscar a conscientização de todos sobre os diversos tipos de violência e trabalhar para que a justiça cumpra seu dever de punir os culpados.

A autora do livro, Aline Petraça, agradeceu o espaço para divulgar o livro. “Agradeço ao deputado Roberto Cidade e à deputada Therezinha Ruiz por estar na Casa do povo lançando o livro. Isso é muito importante e necessário”, comentou.

Ela esclareceu que a obra nasceu a partir de seu trabalho de pesquisa de Mestrado para Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e apresenta importantes resultados a respeito do tema. Também mostra os desafios que a equipe do programa Rede de Atendimento às Mulheres enfrenta para auxiliar quem necessita. “Trata-se de um instrumento necessário para reflexão da problemática, no contexto regional, pois a violência em nosso estado tem peculiaridades históricas, assim como é importante para que as mulheres saibam quem procurar”, diz.

A escritora defendeu o conhecimento no combate à violência contra a mulher. “É necessário que todas saibam tipificar as violências, os possíveis abusos e, consequentemente, evitar situações abusivas. Então, o livro é esse instrumento”,  analisou.

A senhora Vani Corrêa representou as mulheres que tiveram histórias retratadas no livro. Ela é mãe de Aline Paulo, vítima de feminicídio, dois meses após a obra ser concluída. “Estou muito emocionada, mas é muito importante estar aqui. Temos que acabar com essa violência contra todas nós. Temos que falar”, enfatizou.

 

Cartilhas

O livro deu origem também à produção de cartilhas de bolso que esclarecem sobre a tipificação da violência contra a mulher. “Sabemos que nem todas podem adquirir o livro. Então, fazer a cartilha é fundamental para o acesso a esse esclarecimento, sendo feito numa linguagem acessível a todas as mulheres”, resumiu.

 

Autora

Aline dos Santos Pedraça é doutoranda em Educação pela Universidade de Tiradentes, Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas e Assistente Social pela Universidade Nilton Lins.