NOTÍCIAS

PL do deputado João Luiz é citado no Encontro Internacional das Universidades de Língua Portuguesa

Por Assessoria de Comunicação

20.jul.2022 14:01h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O projeto RespirAR, que foi apresentado como trabalho científico no 31º Encontro Internacional da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal citou o deputado estadual João Luiz, que pretende tornar o RespirAR em um Projeto de Lei de política pública permanente no Estado do Amazonas.

“O RespirAR está se tornando cada vez mais robusto e impactante para o Amazonas. O projeto tem ganhado notoriedade regional, nacional e internacional, tanto, que recentemente ele recebeu representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e de membros da OMS, com vistas a entender como o projeto tornou-se uma prática exitosa no Estado”, disse o deputado João Luiz.

 

Congresso

O professor Marcelo Marques, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) afirmou que o deputado estadual João Luiz foi fundamental para a criação do projeto e agora o parlamentar está dando mais um passo para solidificação do RespirAR.

“Uma vez virando um projeto permanente do Governo, o RespirAR vai virar um legado para os amazonenses e sabemos que o Covid-19 não vai embora agora, então, esse apoio do deputado para o projeto é fundamental. Acredito que tudo isso também vai dar perspectiva de futuro como ampliações, colocar o RespirAR em outros municípios, estados e continuar a internacionalização dele”, explicou o professor.

 

O RespirAR

O projeto surgiu como uma ação de caráter emergencial em fevereiro de 2021, durante a segunda onda de COVID-19 no Estado do Amazonas para tratamento de pessoas com sequelas do vírus. O deputado João Luiz construiu um anteprojeto de lei e indicou para o Governo do Amazonas até sua criação.

“A ideia central é tornar o Projeto Respirar uma política pública permanente no Estado do Amazonas, o que pode viabilizar mais recursos e a expansão do projeto para outros municípios do Amazonas. Ele é uma referência nacional e internacional”, concluiu o deputado estadual João Luiz.

 

 

FOTOS: Divulgação