NOTÍCIAS

Deputada Alessandra Campêlo comemora reeleição e aumento da bancada feminina na Assembleia: ‘histórico’

Por Assessoria de Comunicação

04.out.2022 14:11h
img
Foto: Miguel Almeida

Em seu primeiro pronunciamento após o pleito de 2022, a deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC) comemorou a votação que lhe garantiu o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas  (Aleam).

A partir da próxima legislatura, Alessandra será a deputada estadual mais experiente da Casa, com três mandatos. No domingo (02), a parlamentar obteve 48.533 votos, a quarta maior votação do pleito e também seu recorde pessoal.

“Quero neste dia, em primeiro lugar, agradecer a Deus pela oportunidade de mais uma vez ter sido reeleita como representante do povo do Amazonas. Quero agradecer também a cada da pessoa, a cada eleitor que participou dessa eleição. Foi uma festa da democracia”, disse na sessão desta terça-feira (04).

A presidente da Comissão da Mulher destacou o aumento do número de mulheres na Assembleia Legislativa. No próximo ano, Mayra Dias (Avante) e Débora Menezes (PL), se juntam às reeleitas Alessandra Campêlo, Joana Darc (União Brasil) e Doutora Mayara (Republicanos).

“Hoje é um dia histórico para as mulheres do Amazonas. Pela primeira vez na história desta Casa foram eleitas diretamente cinco mulheres. Isso é um número recorde de parlamentares mulheres eleitas no Amazonas”, observou.

 

Cenário nacional

O número de mulheres eleitas para ocupar cadeiras na Câmara dos Deputados cresceu 18% nas eleições de domingo, dia em que foi definida a composição dos 513 deputados federais para os próximos quatro anos. Apesar do aumento de 77 para 91 parlamentares mulheres, o maior número da história, elas ainda representam 17,7% do parlamento federal, segundo levantamento feito pelo +Representatividade, em parceria com o Instituto Update.

 

 

 

 

Responsável: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785