NOTÍCIAS

PL do deputado Wanderley Monteiro busca instituir a Semana de Conscientização sobre o uso ilegal de fogos de artifício no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

25.mai.2023 13:53h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante) apresentou o Projeto de Lei n° 260/2023 que institui a “Semana de Conscientização sobre o uso ilegal de Fogos de Artifício” no estado do Amazonas. A proposta visa informar a população sobre os perigos associados ao manuseio inadequado desses artefatos pirotécnicos e também as consequências para quem descumprir a Lei Estadual n.° 4.074/2014.

A justificativa do parlamentar para a criação do PL é de alertar a população amazonense sobre os impactos negativos que a soltura de fogos de artifício pode trazer. A queima desses artefatos festivos pode causar incômodos e transtornos significativos, principalmente para pessoas no espectro autista, bebês, crianças, idosos e animais. “O objetivo da proposição é conscientizar a população Amazonense acerca da prejudicialidade da queima de artefatos pirotécnicos festivos de efeito sonoro ruidoso e das proibições determinadas pela Lei n.º 4.074/2014, que proíbe a deflagração de pirotecnia em determinados locais e que geram ruídos acima de cem (100) decibéis”, destacou Monteiro.

Durante a Semana de Conscientização, serão realizadas campanhas de informações sobre o uso ilegal de fogos de artifício e as consequências para quem descumprir a Lei Estadual n.° 4.074/2014; alertar sobre os transtornos causados pela queima ilegal para as pessoas no espectro autista, bebês, crianças, idosos e animais; e alertar sobre o perigo e os possíveis danos irreversíveis a quem manipula fogos de artifício.

O Projeto de Lei do deputado Wanderley Monteiro representa um passo importante na proteção da população e do meio ambiente, buscando reduzir os acidentes causados pelo uso ilegal de fogos de artifício.

 

 

Rafael Simões

E-mail: rafael.jornalistaam@gmail.com

Telefone: (92) 98553-9997