NOTÍCIAS

Adjuto Afonso comemora reconhecimento do Amazonas como área livre da febre aftosa pela Organização Mundial da Saúde Animal

Por Nivia Rodrigues

26.mai.2025 10:45h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou, no sábado (24/5), de evento promovido pelo Governo do Estado que anunciou o Reconhecimento Internacional do Amazonas como área livre da febre aftosa sem vacinação. A cerimônia aconteceu no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no Km 02 da BR-174, em Manaus.

Acompanhado do governador Wilson Lima (União Brasil), o parlamentar fez questão de parabenizar os prefeitos dos dois municípios que detêm os maiores rebanhos bovinos do estado: Frank Barros (MDB), de Boca do Acre, e Marcos Maciel (MDB), de Apuí, presentes durante o anúncio.

“Hoje é um dia histórico para o Amazonas. Quero parabenizar esses dois prefeitos. Tenho certeza de que a pecuária gera muitos empregos e renda nos seus municípios. E agora vamos poder exportar essa carne para o mundo inteiro. Parabéns ao prefeito Frank, parabéns ao prefeito Marquinhos. E parabéns também ao governador Wilson Lima e todo o sistema Sepror por essa conquista”, comemorou Adjuto Afonso.

O reconhecimento, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), vai acontecer durante a 92ª Sessão Geral de Assembleia Mundial dos Delegados Nacionais, que será realizada em Paris, na França, a partir deste domingo (25/05) até a próxima quinta-feira (29/05). A certificação atesta a qualidade da carne inspecionada produzida no Amazonas.

“Este selo internacional coloca o Amazonas como um dos grandes produtores de carne do país e atesta a qualidade dos processos e o profissionalismo dos pecuaristas aqui do estado. Tenho certeza que essa certificação nos dá condições para atração de novos investimentos, não só para o Sul do Amazonas, mas para os quase 100 mil pecuaristas que trabalham no estado”, completou.

Diversas autoridades também estiveram presentes como o deputado Cabo Maciel (PL) e a deputada Joana Darc (União Brasil); o secretário de estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Daniel Borges; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa; e o Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/AM), Merched Chaar.

 

Skip to content