NOTÍCIAS

Programa ‘Cidadão de Berço’ promove culminância com visita de alunos à Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação / Aleam

26.mai.2025 15:45h
img
Foto: Alberto César Araújo / Aleam

Nesta terça-feira (27/5), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) será palco da culminância do programa Cidadão de Berço, desenvolvido pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Voltado para alunos do 1º ano do ensino fundamental, o projeto busca ensinar, de forma lúdica, conceitos de cidadania, política e democracia, despertando nas crianças a importância da participação social e da construção de valores.

Desde o dia 23 de abril, a equipe pedagógica da Escola do Legislativo esteve na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Arminda Guimarães de Andrade e na Escola Estadual General Sampaio, atendendo, ao todo, 62 alunos do 1º ano do ensino fundamental.

As visitas ocorreram semanalmente e, durante os encontros, os pedagogos abordaram com os pequenos temas como direitos, deveres e a relevância do voto, preparando-os para a vida em sociedade com noções fundamentais de cidadania.

Na culminância do projeto, as 62 crianças atendidas nesta edição do Cidadão de Berço participarão de uma cerimônia no Auditório João Bosco, onde serão recepcionadas pela equipe pedagógica da Escola do Legislativo e receberão certificados de participação. Em seguida, os alunos visitarão o Plenário Ruy Araújo, onde entregarão aos deputados estaduais a carta intitulada “Mais Amor Aqui”.

“Nesta carta, os alunos relatam pontos que observaram durante nossas dinâmicas sobre as demandas da escola. Como aprenderam que uma das funções do Poder Legislativo é fiscalizar, os estudantes vêm entregar essa carta aos deputados”, detalha a coordenadora do projeto, Josy Kelly Martins.

O Cidadão de Berço é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas participantes. Com um formato dinâmico e envolvente, o programa utiliza atividades interativas para introduzir os conceitos políticos sem preconceitos ou barreiras, contribuindo para uma cultura de maior aceitação e compreensão do tema entre as novas gerações.

“Procuramos conscientizá-los de que a política está presente no dia a dia, por meio das nossas ações e das relações sociais. Esse programa atende a uma demanda das escolas por educação cidadã para crianças menores, uma necessidade que se tornou realidade”, afirmou a coordenadora, ratificando o compromisso da Aleam com a educação cidadã e com o desenvolvimento de futuros cidadãos conscientes e participativos.

Skip to content